O desenvolvimento do Projeto de Microgeração Fotovoltaica envolve um trabalho de consideração de diversas variáveis ambientais e técnicas para elaboração de um Sistema de Geração mais eficiente possível.

instalação de projeto fotovoltaico
Instalação de Placas Solares

A projeção do Sistema Fotovoltaico é necessária para a execução da instalação com menores custos e com melhor aproveitamento energético. Pode ter os mesmos componentes (inversores, placas, fiação….), mas ele varia de acordo com a necessidade de implementação. Então, projeto fotovoltaico pode ser inteiramente diferente por causa do tipo de Sistema Fotovoltaico a ser elaborado; vamos entendê-los.

Tipos de Sistema e Projeto Fotovoltaicos

Se a edificação estiver isolada da rede de distribuição e for preciso instalar os painéis solares como forma de acesso à energia elétrica, então o sistema é chamado de Off-Grid (fora da rede). Já, se a edificação tiver conexão com a rede da concessionária, e a geração tiver como objetivo conquistar autonomia da rede principal, então o sistema é On-Grid (na rede).

Em ambos os casos é imprescindível a realização de uma visita técnica no local de instalação a fim de colher as informações necessárias para a realização do projeto fotovoltaico. A conta de luz do é fundamental no processo. Afinal, é a partir dela que é estipulada, inicialmente, a dimensão do sistema como um todo.

Como funciona a visita técnica para elaboração de um projeto fotovoltaico

A exemplo da EletroJr, durante a visita, nossa equipe se atenta para os possíveis locais para a instalação do sistema fotovoltaico. Para otimizar a eficiência dele, buscamos um ambiente que torne possível a instalação das placas com uma inclinação ideal em relação ao solo, além de orienta-las de modo que aproveite ao máximo a radiação solar no decorrer das estações do ano e precisar do menor financiamento para instalar seu sistema possível.

É preciso, também, que o local de instalação tenha o mínimo de obstáculos possíveis nas redondezas. Desta forma, garantindo que não haja grandes perdas por sombreamento.

Projeção do sistema fotovoltaico

Para dimensionarmos a proporção de todo o sistema fotovoltaico é preciso considerar as mínimas variáveis. Ou seja, estudar qualquer elemento que possa afetar a eficiência de operação das placas.

Esse processo requer uma análise de como os dispositivos se comportam em situações diversas, seja ela uma circunstância ideal, com máximo aproveitamento de energia, ou desfavorável, como em um dia nublado.

A partir disso, entende-se como a mudança de cada uma das variáveis afeta o sistema como um todo. Com esse estudo, já há insumos suficientes para estipulação precisa do porte de cada um dos aparelhos do sistema.

Se atente às exigências da concessionária, para o projeto fotovoltaico On-grid

Como já dito, o Projeto do Sistema Fotovoltaico pode ter suas especificidades de acordo com tipo de sistema. Num Sistema On-Grid, haverá conexão com a rede elétrico. Por isso, é necessária também uma projeção do padrão de entrada que atenda às exigências da sua concessionária.

O Sistema Off-Grid, por sua vez, não será conectado na rede de distribuição, já que está isolado. Contudo, para que a edificação tenha energia à noite ou em dias mais nublados, é preciso que a energia gerada possa ser armazenada. Isso geralmente acontece pela via eletroquímica das baterias, porem pode ser feito também através de capacitores e indutores.

Textos semelhantes:
  1. Como conseguir financiamento para gerar sua energia solar
  2. A geração fotovoltaica no cenário global
  3. Minigeração: como economizar na conta de energia