Descarga elétrica: usar o celular enquanto chove é perigoso? Saiba mais!

Será que realmente usar o aparelho celular durante chuvas intensas pode atrair uma descarga elétrica? Muitas pessoas morrem de medo que isso aconteça, mesmo não sabendo o real motivo. Continue lendo e entenda o mal entendido!

CELULARES ATRAEM DESCARGA ELÉTRICA (RAIO): MITO OU VERDADE?

Com certeza, em algum momento de sua vida, você escutou que não deveria utilizar aparelhos celulares durante uma tempestade. A nova geração cresceu ouvindo pais e mães falando que tais eletrônicos poderiam atrair raios, causando, inclusive, mortes. Por isso, muitos evitam essa prática e até mesmo repreendem outras pessoas apenas pelo que ouviram. Mas, será que isso é verdade?

De acordo com o professor de Engenharia Elétrica da UnB, Alcides da Silva, esta informação não passa de um mito. Em matéria publicada no Jornal IESB, ele afirma que tal imaginário provavelmente surgiu por conta dos telefones fixos, que são os reais vilões da história. Isso porque, quando uma descarga elétrica atinge a rede responsável pela distribuição de energia de uma casa, pode acabar se causando uma sobrecarga, que é passada através dos cabos de energia e, nesse caso, do telefone.

Os celulares, no entanto, não causam mal algum, desde que não estejam carregando. Nesses casos, a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se propagar, atingindo o dispositivo móvel em questão. Por isso, evite usá-lo enquanto carrega, durante chuvas com raios e trovões!


Não danifique seus aparelhos!

O que a maioria das pessoas não sabe é que o maior problema, contudo, diz respeito aos danos que podem ser causados por esse tipo de sobrecarga. Quando isso acontece, aparelhos conectados como TVs e computadores podem sofrer algum dano, gerando uma enorme dor de cabeça.

Dessa maneira, é extremamente necessário que exista um aterramento adequado, assim como um sistema de para-raios eficaz, com a finalidade de que esse tipo de problema não ocorra, após uma possível descarga elétrica.

Além disso, medidas simples, como desligar os aparelhos da tomada e mantê-los aterrados (sem retirar o terceiro pino), podem fazer uma diferença enorme e economizar o dinheiro que você teria que gastar comprando novos aparelhos, ou consertando os antigos!

 

Leia mais! 

Laudo de SPDA: Uma fonte de segurança para você

O que você sabe sobre para-raios? Saiba mais!

Raios? Fique em segurança no seu carro!

 

11 comentários

  1. Lucas
    3 de outubro de 2020

    É perigoso usar o telefone sem ele estar carregando em uma tempestade?

    • admin
      7 de outubro de 2020

      Olá Lucas, tudo certo?
      Se o celular não estiver carregando, não há problema algum!
      Qualquer duvida adicional pode perguntar, estaremos abertos para respondê-lo sem problemas!

    • Silvana Dias de Oliveira
      20 de janeiro de 2022

      Segundo os engenheiros elétricos não é perigoso usar o celular durante uma tempestade se ele não estiver sendo carregado.
      Só é perigoso falar ao telefone fixo

  2. Fernanda Souza
    27 de novembro de 2020

    Muito bom !

  3. Lucas
    14 de março de 2021

    Se o celular estiver apenas carregando sem mexer nele é perigoso ou não?

    • rodrigopimentel
      14 de março de 2021

      Olá Lucas, tudo bem?
      O recomendado é que não utilize o aparelho com carregador enquanto há uma tempestade. Já que, ele tem riscos de danos, ou até mesmo uma explosão, o que pode te machucar.
      Portanto, nada de carregar durante uma tempestade, se cuide!

  4. Daniele
    26 de março de 2021

    Onde solicitar um para raios para instalação no sítio por exemplo?

    • rodrigopimentel
      30 de março de 2021

      Olá Daniele, tudo bem?
      Nossa equipe comercial entrará em contato!

  5. Elisson
    1 de dezembro de 2021

    Tem uma parte do texto destacada em negrito que diz “evite usá-lo durante chuvas com raios e trovões!”, referindo-se ao celular. Acredito que é um erro, e o correto seria “evite usá-lo CARREGANDO durante chuvas com raios e trovões!”. A falta de uma palavra distorce a interpretação, que contraria o objetivo principal do artigo, que é mostrar que não há perigo em utilizar o smartphone em tempestades, desde que não esteja no carregador.

    • rodrigopimentel
      21 de dezembro de 2021

      Perfeita colocação, muito obrigado pela colaboração!!

Escreva um comentário