Você sabia que falhas humanas são uma das principais causas de incêndio nas grandes cidades? Além das causas naturais, como chuvas com raios, o ser humano é o principal responsável pela propagação descontrolada de fogo. Por isso, trouxemos algumas dicas de prevenção e combate a incêndio, para que você se previna e conscientize as pessoas mais próximas. Lembre-se, quanto mais soubermos, mais acidentes serão evitados!
Quais as principais causas de incêndio?
Temos, nos dias atuais, diversos fatores que podem contribuir com o surgimento de um foco de incêndio. Eles vão desde a falta de atenção em atividades cotidianas (esquecer o ferro de passar ligado, por exemplo), até mesmo a situações inesperadas, como uma sobrecarga elétrica numa rede pública.
O que é preciso entender, nesse sentido, é que dentre todos esses casos, muitos podem e devem ser evitados por meio de algumas práticas simples. Por isso, listaremos abaixo as causas mais comuns para que você fique atento:
1) Vazamento de gás de cozinha
Muitas casas e apartamentos ainda utilizam os fogões alimentados a gás como principal fonte de preparo dos alimentos. O problema é que, por vezes, a falta de atenção com a sua utilização pode custar a vida de muitas pessoas. Isso porque o gás de cozinha é constituído de substâncias altamente inflamáveis que se propagam com rapidez pelo ar. Logo, quando esquecido, pode facilmente causar uma explosão.
2) Erro na instalação de um ar-condicionado
Esta outra causa não é tão óbvia, mas pode causar grandes problemas. É que, para economizar, muitas pessoas não contratam serviços de instalação de ar condicionado de qualidade, o que pode vir a sobreaquecer o circuito elétrico, ocasionando um incêndio. Dessa forma, buscar bons profissionais é sempre a melhor opção. Lembre-se, um bom dinheiro investido pode evitar muita dor de cabeça no futuro!
3) Instalações elétricas inadequadas
Esta causa pode atingir os mais diversos tipos de ambientes, que vão desde residências construídas sem um planejamento elétrico adequado, até a prédios antigos, que possuem fiação desgastada, sem passar por revisões e reformas há muito tempo. Nesse caso, é importante verificar as instalações elétricas da casa ou prédio, a fim de garantir a segurança de seus moradores.
4) Ausência de um projeto de prevenção e combate a incêndio adequado
Exigido por lei, o Projeto de Combate a Incêndio é extremamente importante para a segurança, principalmente, de prédios. Ele é um documento de segurança que tem por finalidade justamente a prevenção e combate a incêndio, por meio de medidas normativas que trarão segurança para o ambiente, seja ele residencial ou comercial. Ele funciona por meio de medidas que visam, sobretudo, adequar e normatizar soluções que diminuam significativamente os riscos de um acidente com fogo ocorrer.
Algumas dicas
Agora que já entendemos as principais causas de incêndios, vamos a algumas dicas valiosas para evitar esse perigo:
Curtiu as dicas? Dá uma olhada em outros materiais sobre prevenção e combate a incêndio:
Fiscalização do Corpo de Bombeiros: evite problemas com o AVCB!
Plano de segurança contra incêndio e pânico: Por que ter um? – Eletro Jr – Engenharia Elétrica UFBA
[…] diversos fatores que podem provocar um incêndio, por exemplo, um evento da natureza como um raio, um erro humano, ou até a falta de revisão de […]
Projeto de Combate a Incêndio: O que é? – Eletro Jr – Engenharia Elétrica UFBA
[…] Quando se fala em segurança, inevitavelmente, é preciso falar sobre fatalidades causadas, tanto por fenômenos da natureza, quanto por ações humanas. Os incêndios são responsáveis por inúmeros acidentes que podem, muitas vezes, ocasionar mortes. Sabendo disso, é extremamente necessário que saibamos o que fazer para evitar que isso aconteça, por meio de práticas que garantam a nossa segurança. […]