Laudo de SPDA: 5 Pontos para saber se você precisa de um novo

Que o Para Raios é um dos mais importantes dispositivos de Segurança que seu edifício precisa ter, nos já sabemos. Mas, será que ele está funcionando de forma correta? Isso só um Laudo de SPDA garante! Será que o seu está dentro da validade? Abaixo está um checklist com os principais tópicos para saber se está ou não na hora de renovar o seu Laudo de SPDA.

Conhecimentos Prévios

Antes de marcar este checklist, é importante que você tenha alguns conhecimentos básicos sobre o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Por isso, recomendamos este texto, que dá noções gerais sobre o que é, e este texto, que detalha a maior parte dos equipamentos.

 

Checklist Laudo de SPDA para-raios
Checklist de Inspeção do SPDA

 


1. Integridade das Descidas

É essencial que você verifique que todas as descidas estejam inteiras. Verifique se não há nenhum ponto em que o fio está partido, ou solto, ou então que não está envolto pelas abraçadeiras. A norma prevê que é necessário fazer uma inspeção visual de 6 em 6 meses, e registrá-la com fotos em um documento. Por mais que esta inspeção não necessite de um profissional capacitado, o seu registro é de grande importância.

2. Luminária para Aviação Civil

Também chamada de Luminária Piloto, ela não faz parte integrante da Norma sobre SPDA, e sim de uma portaria do ministério da aeronáutica. Contudo, ela costuma ficar situada em uma altura elevada, mesmo local de onde se encontra o SPDA. Por isso, é importante a sua manutenção para o SPDA, evitando assim possíveis acidentes.

Mais informações sobre essa lâmpada podem ser conferidas nessa matéria da Revista Setor Elétrico.

3. Traços de Oxidação

Principalmente em cidades litorâneas, traços de oxidação e corrosão são um sinal de que é necessária uma inspeção de um profissional habilitado no seu SPDA. Essas corrosões são muito prejudiciais ao seu sistema, e tiram ele do seu devido funcionamento. Assim, é sempre bom inspecionar os captores, os condutores de descida, as conexões e os eletrodos de aterramento.

4. Caixas de Inspeção

Caixas de inspeção são necessárias para verificar as condições dos eletrodos de aterramento. É essencial que elas estejam visíveis, em um local de fácil acesso. Elas existem tanto na forma Suspensa, como enterradas no chão.

Caixa de Inspeção de SPDA
Caixa de inspeção Suspensa
Poço de Inspeção SPDA
Poço de Inspeção no Solo

5. Documentação

Por fim, e com mais importância, é necessário sempre verificar a documentação. A Norma ABNT 5419-3:2015 Versão corrigida 2018, estabelece no seu tópico 7.3  sobre as inspeções (e necessidade do Laudo de SPDA).

Ela afirma que, é necessário fazer um Laudo de SPDA sempre que:

  • Estiver construindo a estrutura.
  • Quando a estrutura estiver finalizada.
  • Após alterações, ou reparos.
  • Sempre que houver a suspeita que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica.

Além disso, a norma prevê revisões periódicas para os Laudos, cujo prazo depende do local. Por exemplo, para locais que armazenam munições, ou explosivos, e locais expostos a corrosão atmosférica, a necessidade de renovação do Laudo é anual. Ou seja, qualquer edificação em cidades litorâneas, como salvador, tem necessidade de revisão anual.

Para outros locais, a necessidade de revisão do Laudo é de 3 em 3 anos.

Contrate seu Laudo de SPDA com a EletroJr

Em conclusão, agora que você conhece os tópicos principais, vá conferir, ou peça ao funcionário responsável pela segurança do condomínio para conferir estes tópicos. Caso algum destes tópicos apresentar alguma irregularidade já planeje a execução do seu laudo com a EletroJr. CLIQUE AQUI e entre em contato.

4 comentários

  1. Trayahú José de Freitas Moreira
    18 de março de 2021

    Boa tarde.

    Muito boa a matéria. Embora estejamos acostumados a denominar SPDA, a NBR 5419/2015 mudou o tratamento a respeito dos significados das siglas. Considerando uma abordagem mais detalhada a respeito do “SPDA”. Em linhas gerais, conforme a supracitada norma, o SPDA compõe uma das partes do PDA (Proteção Contra Descargas Atmosféricas): Proteção externa da estrutura. A outra parte, da PDA, aborda a questão da proteção interna da estrutura (equipamentos, etc.) que é a medida de proteção contra surtos (MPS). A ideia é auxiliar na abordagem do assunto.
    Muito obrigado.

    • rodrigopimentel
      24 de março de 2021

      Boa tarde!

      Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco. Com certeza levaremos em conta tudo que falou na produção dos nossos próximos conteúdos.

      • Paulo Coimbra
        4 de abril de 2021

        O condominio de mais de 15 anos não tem o projeto, posso encontrá-lo no corpo de bombeiros? Caso não encontre o projeto, será necessário fazer outro? Ou só colocar no laudo que não tem projeto é suficiente?

        • rodrigopimentel
          7 de abril de 2021

          Olá Paulo!
          Caso tenham perdido o projeto, não é possível encontrá-lo no Corpo de Bombeiros!
          Nesse caso, o recomendado realmente é executar um novo projeto, e provavelmente é o que será requisitado pelo Corpo de Bombeiros.

Escreva um comentário