Em meio à crise mundial provocada pelo avanço inesperado da Covid-19, nos vimos obrigados a adotar medidas drásticas para impedir a propagação do vírus. No entanto, a mais importante delas, o isolamento social, tem causado alguns ônus para o bolso dos brasileiros. Mas afinal, como economizar energia elétrica durante a quarentena?

Aparelhos eletrodomésticos passam a maior parte do dia ligados, utilizamos a internet 24 horas por dia e, no clima tropical em que vivemos, ar-condicionado e chuveiro elétrico tornaram-se itens indispensáveis. Todas essas atitudes têm aumentado ainda mais a conta de luz na casa das famílias, trazendo um peso para o bolso de todos nós. 

Trouxemos neste artigo 5 passos simples que você pode adotar para diminuir a sua conta de luz, economizar no final do mês e, de quebra, ajudar o meio ambiente. 

O impacto dos eletrodomésticos na conta de energia elétrica durante a quarentena

Desligue aparelhos não essenciais quando estiverem fora de uso

Acredito que esta seja a dica mais valiosa deste artigo. Sabe aquele ventilador que passa o dia inteiro na tomada? Ou a TV que só é efetivamente utilizada durante a noite, mas fica conectada à energia 24 horas por dia? Estes aparelhos, mesmo quando não estão em uso, consomem certa quantidade de energia elétrica da rede, ainda que pequena. Retirá-los da tomada quando não estão em uso trará uma redução visível na sua conta de energia no final do mês.

Utilize o ar-condicionado de maneira correta

Nos lugares mais quentes o ar-condicionado é, sem dúvidas, um aparelho essencial. Entretanto, sendo ele um dos campeões no gasto de energia nas nossas residências, é bom saber como utilizá-lo da maneira mais correta. Em locais cuja temperatura ambiente atinge graus muito altos, não é efetivo colocar o aparelho para trabalhar em temperaturas muito baixas. Por exemplo, se na sua cidade a temperatura média ambiente é de 35ºC, muito dificilmente o ar-condicionado alcançará 16ºC e, para chegar nisso, ele terá que utilizar muita energia. Nesse sentido, é mais que interessante adotar temperaturas próximas da ambiente (como 23ºC), mas que também refresquem o local.

Utilize eletrodomésticos fora dos horários de pico sempre que possível

O nosso consumo de energia é calculado em cima de uma política de tarifas que variam ao longo do dia. Os horários de pico, ou seja, aqueles nos quais os kWh consumidos são mais caros, são à noite. Observando isso, é interessante darmos preferência à utilização de eletrodomésticos que consomem mais energia (máquina de lavar, por exemplo), em horários fora do pico, ou seja, pela manhã e começo da tarde.

O impacto da sua conta de energia elétrica

Não atrase o pagamento da sua conta de luz

Por mais óbvio que isso possa parecer, manter a conta em dias faz com que você não pague os juros (altos) cobrados por cada dia de atraso. E você não precisa sair de casa para pagar a conta!! Devido ao cenário atual, todos os bancos têm aceitado o pagamento via aplicativo de maneira muito prática, com débito direto na sua conta.

Caso queira entender melhor a sua conta de energia elétrica em tempos de Covid-19, confira este texto, que detalha tudo de forma muito aprofundada.

O impacto da rede elétrica

Execução de um Projeto de Instalações Elétricas

Garanta a manutenção da sua rede elétrica

Um dos fatores que pode estar aumentando o consumo da sua casa são as perdas de energia provocadas por instalações deterioradas. Uma fiação muito antiga atrelada a um aumento na quantidade de eletrodomésticos instalados no local auxiliam no superaquecimento das instalações, provocando um consumo muito maior que o real, pois parte da energia se perde em forma de calor. Não só o efeito que isso traz para o bolso, como também há o risco de perda de aparelhos e, em casos extremos, incêndio nas instalações. Por isso, mantenha sempre o Projeto Elétrico da sua residência atualizado, e as manutenções em dia.

Para saber mais sobre como garantir uma manutenção adequada da sua rede elétrica, acesse esse o artigo Instalações elétricas: você pode estar desperdiçando dinheiro.

Com essas dicas você poderá economizar energia elétrica durante a quarentena na sua residência de maneira muito mais consciente, gerando benefícios significativos para o seu bolso. E você? O que já tem feito para economizar energia elétrica na sua casa? 

Textos Semelhantes:

A importância dos sistemas elétricos de potência

Consequências da não realização de um Projeto Elétrico