O verão vem se aproximando e com ele chega o desconforto gerado pelo calor. Você pensa em usar o ar condicionado, mas já começa a esquentar a cabeça pensando nos gastos de energia. Fique frio! Nós, da Eletrojr, vamos te ajudar. Iremos te mostrar como aproveitar o ar condicionado gastando menos energia. Leia abaixo e confira!

 O primeiro passo para quem pensa em instalar um ar- condicionado é saber o tamanho da área que será climatizada e consultar um especialista na área para dimensionar corretamente a capacidade da máquina. 

 Após saber a capacidade e potência da máquina que será usada, é hora de adequar sua instalação elétrica. Fazer a vedação do ambiente que será climatizado e por fim ajustar a parte de alvenaria para receber, o seu desejado, ar condicionado. 

 Mas nós sabemos o que você fez no verão passado! Você instalou o seu ar condicionado, ele te refresca, mas continua esquentando sua cabeça.

Pensando nisso, nós vamos deixar algumas dicas para o seu conforto não ficar caro.

Como aproveitar o melhor do seu ar condicionado gastando menos energia:

  • Ar condicionado na temperatura mínima gasta mais energia. Quanto maior a diferença de temperatura de casa para a rua maior será a carga térmica. Portanto mantenha sempre a temperatura entre 22 a 24 graus.
  • Ligar e desligar o ar condicionado consome mais energia, pois esse procedimento provoca picos e nos picos os compressores precisam de maior energia para voltar ao funcionamento.
  • Deixar janelas ou portas abertas faz o aparelho trabalhar mais, porque há fuga do ar refrigerado e assim nunca chegará na temperatura desejada resultando num maior gasto.
  • Mantenha sempre o filtro limpo, pois filtros sujos obstrui a passagem do ar refrigerado, exigindo mais do ar condicionado e isso aumenta o gasto de energia.
  • Deixe sempre o seu ar condicionado na função dormir, pois ela controla a temperatura automaticamente e até desliga o aparelho no momento programado.
  • Tenha atenção com o selo procel do seu aparelho, essa ferramenta nos permite conhecer quais aparelhos são os mais eficientes e que consomem menos energia, conheça mais do selo em procel info  e opte por aparelhos com classificação A. 
  • Dê a preferência por ar condicionado do tipo inverter. Estes aparelhos trabalham em baixas rotações, reduzindo os momentos de picos do compressor resultando num menor gasto de energia.

Seguindo essas dicas você vai aproveitar o verão e ficar 100% frio!

E ainda prevendo o futuro, temos total certeza que você quer economizar muito mais. Que tal fazer uma visita a nossas de dicas de economizar na sua conta?