Você já desistiu de assistir um filme ou série porque demorava de carregar? Já se estressou quando o Whatsapp não carregava as mensagens com a internet lenta? E aquela chamada de vídeo que você não conseguia identificar ninguém com a tela cheia de pixels? É meu amigo, se você é usuário da internet brasileira, pelo menos um perrengue você já passou com ela. Leia abaixo e saiba mais!

Com os avanços da tecnologia e o surgimento do Smartphone, a necessidade de uma conexão veloz nunca foi tão importante como hoje. Para você ter uma ideia, a lentidão em um carregamento de um vídeo aumenta em 38% a taxa de batimentos cardíacos do usuário. Haja coração!!

Em 2 segundos de buffering (aquele momento que a reprodução para e fica uma rodinha girando no centro da tela), então, o nível de stress chega a dobrar, até se tornar tão alto que vira uma conformidade e a pessoa desisti de fazer o que queria. Se identificou? Pois é!

O stress que temos com a lentidão de um carregamento na Internet equivale ao de ver um filme de terror ou solucionar um problema matemático. Estes são dados da pesquisa “O Stress dos Atrasos em Streamings” da empresa sueca Ericsson.

Então, se você está aqui é porque, assim como eu, considera a conexão da internet algo muito importante. Então, vamos ao que interessa.

Provedor de Dados

É provável que a lentidão da sua internet seja ocasionada pela instabilidade do seu provedor de dados. Má infraestrutura da rede que vive sobrecarregada, plano de dados contratado incompatível com a necessidade ou até por um acidente na rua que resultou no rompimento dos cabos da rede podem ser causas da instabilidade. Para evitar estes problemas, meu conselho é procurar o maior número de Feedbacks sobre os provedores da região antes de decidir contratar um serviço. Pergunte aos seus vizinhos e use também a internet, que possui um grande acervo de opiniões.

Vírus

Outro problema que pode resultar na baixa velocidade de sua internet é a presença de vírus e Malwares nos seus dispositivos, por isso nunca abra mão de usar um antivírus.

Existem várias opções, inclusive gratuitos, que oferecem um serviço de proteção contra ataques ao seu dispositivo e irão evitar que seus dados e informações fiquem expostos.

 

Roteador

Mal Posicionamento

É muito comum o roteador ficar próximo ao computador de mesa nas residências, geralmente em cima do gabinete do PC ou na mesa, o que não é correto. E como resolver? Vamos lá!!!

O roteador funciona como um emissor de ondas que são eletromagnéticas e com a distância delas o sinal começa a perder intensidade, além das ondas encontrarem barreiras no seu caminho, como móveis.

O roteador deve ficar numa posição alta e central na sua residência. Como resultado, os móveis não serão barreiras para as ondas de RF. (Radiofrequência é a faixa de frequência compreendida entre 3 kHz a 300 GHz e que corresponde a frequência das ondas de rádio).

Roteador sobrecarregado

Além do mal posicionamento, é comum que o wifi seja compartilhado com muitos dispositivos como vizinhos e visitantes e até aí não há um problema.

Porém, quando o uso foge do controle e inúmeros dispositivos usam o roteador simultaneamente, a velocidade da conexão e a intensidade do sinal tendem a diminuir consideravelmente. Ou seja, nunca compartilhe sua senha!

Inimigos do RF

Água

Encanamentos e/ou áreas úmidas devem ficar longe do roteador, inclusive as paredes externas do banheiro. A água tem a capacidade de absorver as ondas emitidas pelo seu roteador e isso é tudo que você não quer!

Janelas e Vidros

Na mesma linha, como as paredes, as janelas e vidros da sua casa também servem como barreiras, além disso, espelhos, por possuírem lâminas de metal, bloqueiam e refletem o sinal causando o mesmo efeito.

 

Qualidade da Fiação

A instalação e qualidade dos cabos usados impactam muito na qualidade de sua conexão. Geralmente, os provedores que são os responsáveis por essa parte, utilizam cabos novos para fazer uma instalação. Mas, pode acontecer deles reaproveitarem cabos antigos.

Portanto, destaco novamente que é muito importante escolher bem qual o seu provedor para evitar muita quebra de cabeça com internet lenta.

Então é isso, meu amigo, verifique se você está cumprindo tudo que a gente falou aqui e eu vou deixar o link sobre a pesquisa que mencionei e também mais um que pode te ajudar.

Pesquisa confirma: Internet lenta aumenta o nível de stress

Problemas enfrentados sem cabeamento estruturado