Você conhece a história dos cabos submarinos?
Pois é, estes cabos, que já somam 1,2 milhão de quilômetros nos oceanos, iniciaram com uma série de fracassos e rompimentos e, hoje, seu sucesso deve-se à diversas melhorias de revestimento e transmissão. Então, será que a falta de otimização dos cabos do seu estabelecimento está freando seu avanço? Responda essas e outras perguntas descobrindo o que é Cabeamento Estruturado.
Cabeamento Estruturado
Com o aumento do uso de tecnologias no ambiente de trabalho, a busca por uma rede de cabo comercial só cresceu. No entanto, era comum, no passado, a utilização do cabeamento de ponto a ponto, o que significava que cada peça de hardware usava seu próprio cabo. Assim, o cabeamento, literalmente, ia de um ponto a outro.
Desse modo, nota-se que o esquema acima levaria a uma confusão de fios e cabos que poderiam ser acidentalmente desconectados e até apresentar um risco de segurança com eventuais tropeços.
Diante disso, a fim de acomodar a necessidade crescente de velocidade de rede e transmissão de dados, os sistemas de cabeamento estruturado entraram em uso e agora são a melhor solução para a rede de uma empresa ou campus.
Os sistemas de cabeamento estruturado são um tipo de solução de cabeamento de rede que organiza sua infraestrutura e prepara seu negócio para o futuro.
Visto que, ele acomoda qualquer novo equipamento adicionado e, assim, oferece suporte à quantidade crescente de dados que as empresas usam todos os dias. O que torna as coisas muito mais fáceis de gerenciar conforme sua empresa cresce.
Principais características do Cabeamento Estruturado
O processo, que consiste em mapear e organizar os cabos de rede, permite a transmissão limpa de variados tipos de sinais elétricos, como: dados, telefonia, áudio, vídeo, segurança e controles ambientais. Assim, os funcionários deixam de reclamar da lentidão de rede, que muitas vezes ocorre em razão do cruzamento dos cabos, o que pode causar falhas.
Nesse sentido, o projeto deve promover a conexão destes sistemas ao mesmo tempo em que promove flexibilidade. O que permite mudanças ágeis e adaptáveis, sem perda de qualidade.
Isso significa que todas as alterações devem ser feitas sempre seguindo os padrões de documentação, identificação e flexibilidade. Por isso, diversas normas padronizam a confecção de um projeto desse porte.
Ou seja, a principal função do projeto é descomplicar a administração de dados, a manutenção e a resolução de problemas internos e externos de rede. Portanto, os produtos utilizados devem garantir a conectividade máxima entre os dispositivos, e suportar novas infraestruturas e ferramentas tecnológicas.
Além disso, este projeto é um investimento a longo prazo. Afinal, quando as instalações são realizadas de maneira correta e de acordo com as normas necessárias, elas duram pelo menos 10 anos. Sendo assim, a rede torna-se muito mais confiável.
Benefícios
Agora que você está por dentro do assunto, alguns benefícios do projeto podem ser elencados:
- Reduz gastos mensais – O cabeamento estruturado é um sistema simples e organizado. Já que, ele pode reduzir os custos de energia e manutenção, além de evitar gastos de dinheiro com localização e consertos.
- Elimina o tempo de inatividade – Há um alto risco de erro humano quando as pessoas gerenciam uma estrutura de cabeamento desorganizada. Esses erros podem causar interrupções no trabalho e inatividade da rede. Portanto, com o cabeamento estruturado qualquer possível falha se torna organizada e fácil de identificar, o que pode ajudar a reduzir esses riscos.
- Poupa tempo – Ele é flexível e pode acomodar movimentos, acréscimos e alterações rapidamente. Por isso, economiza tempo de instalação e manutenção.
Subsistemas
Partindo para questões mais técnicas, o cabeamento estruturado se divide em 6 subsistemas em um edifício:
I. Entrada de facilidades
A entrada inclui o ponto de demarcação de rede, cabos, dispositivos de proteção, hardware de conexão e outros dispositivos que se conectam com os cabos das instalações do cliente.
II. Sala de equipamentos
É um local reservado para abrigar aparelhos e pontos de união de fiação. Sendo assim , ela é responsável por atender os usuários dentro do prédio ou campus.
III. Sala de telecomunicações ou gabinete
Esta sala deve ser uma área fechada. Visto que, ela é projetada para abrigar ferramentas próprias, terminações de cabos, conexões cruzadas e quadros de distribuição. Por isso, cada andar possui uma dessas.
IV. Cabeamento vertical
Este oferece a conexão entre instalações de entrada, salas de telecomunicações e salas de equipamentos. Portanto, ele, normalmente, é feito andar a andar, ou mesmo entre edifícios.
V. Cabeamento horizontal
É a ligação entre a área de trabalho e a conexão horizontal na sala de telecomunicações. Além disso, esse tipo de fiação geralmente passa acima do teto ou abaixo do chão.
VI. Área de trabalho
É um local onde as ferramentas de trabalho são usadas para conectar o equipamento do usuário final à rede de comunicação.
Como é feito o projeto de Cabeamento Estruturado?
Ao contratar o serviço, quais os primeiros passos?
- Visita técnica e coleta de dados;
- Descrição do quadro de distribuição de sinais;
- Definição dos subsistemas;
- Análise de dispositivos, estrutura e a possibilidade de instalação do projeto;
- Levantamento dos dados;
- Mapeamento de rede;
- Definição dos pontos de dados;
- Levantamento das características do sistema;
O que será feito, então?
- Planta baixa da rede estruturada, com a visão geral de todo o espaço;
- Projeto de Cabeamento Interno primário e secundário, contendo o esquema principal e os acessórios;
- Projeto de interligação;
- Detalhes do projeto;
- Simbologias, notas e identificação do cabeamento;
- Diagrama Unifilar, que é a representação gráfica do projeto pronto;
- Memorial Técnico-construtivo, nada mais é que um documento que traz em detalhes tudo que será executado em sua obra.
Encontrou o que buscava?
Agora que entendeu tudo sobre o projeto de Cabeamento Estruturado, você, certamente, encontrou o que faltava no seu negócio.
Contate a EletroJr e organize seu ambiente de trabalho! Temos uma equipe altamente qualificada e estrutura de trabalho ideal para realizar seus serviços. Não perca tempo!
O que é Ethernet e cabeamento estruturado? – Eletro Jr – Engenharia Elétrica UFBA
[…] disso, é muito comum haver muitos aparelhos eletrônicos nesses ambientes, então um cabeamento estruturado se torna ainda mais […]