Você sabia que, dependendo da forma que o ambiente é iluminado, você pode ter um melhor ou pior rendimento em certas atividades? Sabia ainda que existem regras que definem a quantidade de luz para a realização de cada serviço? Talvez seu rendimento diário possa estar sendo limitado pela organização luminosa do seu ambiente de trabalho. Então, as técnicas de luminotécnica tratam dessas questões, em especial residencial. Nesse texto, explicaremos o que são. Leia abaixo e saiba mais!

Exemplo de uso da luminotécnica em ambientes internos
Museu do Louvre

O que é luminotécnica?

Uma das maiores ferramentas da energia elétrica é poder ser convertida em luz artificial para ambientes. Assim, A luminotécnica é composta pelas várias técnicas criadas para potencializar esse artifício. Aqui no Brasil, os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para realização de tarefas em interiores são definidos pela norma NBR 5413, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras. Dentre elas, existe a luminotécnica residencial.

Exemplo como a luminotécnica pode ser usada em ambientes domésticos
Exemplo de ambiente com iluminação projetada

Como a iluminação pode ser decisiva para a produtividade?

O trabalho e o foco podem ser facilmente abalado por fatores externos. Por isso, tentar melhorar a produtividade é uma das dores de cabeça mais comuns a quem trabalha em interiores. O ambiente deve sempre tentar ser o mais confortável possível.

Assim, a iluminação se torna um fator determinante, uma vez que todos precisam de luz para enxergar, e para a maioria das pessoas, as tarefas realizadas promovem esforço visual, como leituras longas, análise de imagens ou utilização de eletrônicos. essas atividades acabam sendo feitas dentro de salas e áreas de trabalho, sem o níveis de luz certo para o conforto dos olhos. Mas como saber se o ambiente está pronto?

Planejar cada um dos ambientes é essencial

Para começar, A luz de maior qualidade é a solar e a partir dela que criamos escalas de referência. Dessa maneira, o essencial é que se tente simular o possível uma situação próxima a iluminação natural nos ambientes internos. Porque, quando mal iluminados, as tarefas que esforçam a visão em geral, podem gerar fadiga excessiva e dores de cabeça, reduzindo a produtividade e o desempenho. Então, combate-se isso usando escalas que definem quais devem ser os níveis de iluminância por local

Iluminância é definida como a densidade da quantidade da luz que é refletida, “que cai”, em determinada superfície e em certa direção e distância e tem como unidade Lux.

Assim, a partir da NBR 8995 -1 define o ideal para cada ambiente. Logo temos:

Local x Iluminância
  1. Escada – 150 lux
  2. banheiro – 200 lux
  3. cozinha – 500 lux
  4. Área de serviços – 300 lux
  5. quartos – 500 lux
  6. Sala de Estar – 500 lux

Em adição, dentro da NBR 5413 existem diversos valores de iluminâncias e profissionais da área tomam essa norma para a realização do projeto de iluminação. Assim, lá dividem-se de duas maneiras:

A NBR lista algumas tarefas por seu nível de demanda luminosa de uma maneira geral, onde é possível uma determinação rápida da luz necessária pela tabela por classe de tarefas visuais.

A lista de iluminância por atividade, onde basta ver a tarefa que será realizada no local e ver o nível de lux proporcional.

Mais lâmpadas podem ser uma boa opção

Partindo disso, a posição das lâmpadas deve levar em conta a distribuição das luminárias. Assim, da arquitetura do ambiente até o junto ao tipo de lâmpada utilizado, têm impacto direto sobre a distribuição das sombras e reflexos do lugar. Por isso, temos que gerar uma distribuição homogênea das lâmpadas, visando o número de luminárias. Então, recomenda-se que as lâmpadas sejam colocadas de maneira generosa, criando vários focos de luz. Para assim, gerar um equilíbrio na ergonomia visual dos ambientes.

Para saber mais sobre como o nível de luz do ambiente afeta habitações, leia essa matéria sobre como a iluminação afeta o desempenho nas edificações.

Exemplo peculiar de luminária com suporte a mais lâmpadas
A forma que as Lâmpadas se posicionam melhora a distribuição luminosa

Como garantir que todos as normas e cálculos sejam feitos direito?

A maneira mais prática é chamar um técnico. Este, por sua vez, deve logo fazer as medidas e os cálculos, para então fazer a emissão de um laudo luminotécnico. Mas o que seria esse laudo?  É um documento que consiste na análise detalhada em campos dos níveis de luz da arquitetura do lugar, procurando a melhor relação custo e conforto para os ambientes em questão. Além disso, você pode conferir nosso guia sobre o laudo luminotécnico, onde há passo a passo do processo para confecção do laudo.

Quer saber mais sobre conteúdo de luminotécnicas e como funcionam projetos nesse ramo? acesse nosso blog sobre projeto de iluminação: Entenda o que é um projeto de iluminação!.

Agora que você sabe como a luz é importante para otimização das tarefas, Então lembre-se “o que os olhos não veem o desempenho sente”!