tomada-eletrojr

Tomadas: 10A ou 20A? Qual a diferença entre elas?

Quando o assunto é tomadas, você é do tipo de pessoa que pega a mais barata e já sai comprando ou é o tipo de pessoa a qual lê o rótulo e busca a mais indicada para a sua instalação? Se você é a primeira pessoa, esse texto te esclarecerá um pouco mais sobre o esse item que é tão comum no nosso cotidiano que às vezes não percebemos a importância dela. No entanto, se você fizer parte do segundo grupo, esse texto te trará informações importantes para te ajudar ainda mais a escolher a tomada perfeita!. Leia abaixo e saiba mais!

Corrente, Amperagem, Tensão ou Voltagem?

Para podermos diferenciar esses dois tipos principais de tomadas, vamos distinguir primeiro o que é corrente e tensão e desmistificar, de uma vez por todas, os termos de Amperagem e Voltagem.

A corrente elétrica é um fenômeno físico que ocorre quando há uma tensão entre dois pontos. Por exemplo: quando você coloca uma televisão na tomada e ela começa a funcionar, está passando corrente no circuito da televisão graças a tensão que há na tomada. Então, já existia tensão na tomada e, quando a gente liga um circuito fechado (como no exemplo, a televisão), surgiu a corrente elétrica. Isso quer dizer que é possível que haja tensão sem corrente, mas não é possível que haja corrente sem tensão.

Para medirmos corrente, utilizamos da grandeza denominada Amperes. Por outro lado, para medir a tensão, utilizamos a grandeza Volts. Dito isso, podemos entender o motivo pelo qual as pessoas confundem os nomes. Ao invés de chamar corrente, chamam amperagem. E ao invés de chamar tensão, chamam voltagem.


Por que existem diferentes tipo de tomadas?

Mesmo existindo um padrão para a tensão (127 ou 220 Volts), as grandezas de corrente varia muito para cada equipamento. Caso o equipamento exerça alguma força mecânica, por exemplo: um liquidificador, um aspirador de pó ou uma máquina de lavar; a corrente é alta. No entanto, se conectarmos um equipamento como um rádio ou uma TV, a corrente é menor.

Por conta disso, é recomendado que as tomadas da cozinha e da lavanderia sejam de 20 amperes, por que é o local que mais concentram equipamentos que realizam trabalho. Por outro lado, as tomadas que se encontram na sala ou nos quartos, sejam de 10 amperes.

Então, para atender essas necessidades, esses dois tipos de tomadas são construídas de formas diferentes. A de 20 Amperes é mais robusta, para aguentar equipamentos com correntes mais altas. Por outro lado, não precisamos dessa robustez na tomada de 10 Amperes. Portanto, para evitar acidentes, não recomendamos que os equipamentos conectados a tomada de 10 Amperes superem essa grandeza. Recomendamos que sejam utilizadas tomadas de 20 Amperes, por que elas foram dimensionadas para esses circuitos, que com correntes elevadas.

Como diferenciar esses dois tipos de tomada?

Dito isso, você pode estar se perguntando o motivo pelo qual as tomadas de 10 e 20 amperes são diferentes. Então, para explicar, precisaremos de um conceito que está explicado no nosso texto sobre Curto Circuitos, que é a sobrecarga. Esse conceito rege que quanto maior a corrente, maior a temperatura dissipada. Logo, para aguentar essas elevadas temperaturas, as tomadas precisam ser construídas de formas diferentes.

Na foto abaixo, podemos comprovar as principais diferenças na construção desses dois principais tipos de tomada:

Tipo de tomada

Com a foto fica ainda mais clara a diferença entre os dois tipos. Na direita, podemos perceber que a tomada de 20 amperes possui o orifício para conexão um pouco maior que a outra. Isso acontece por que os equipamentos que operam com uma corrente igual ou superior a 20 amperes possuem os pinos de conexão um pouco mais largos. Por outro lado, os equipamentos que operam com uma corrente por volta de 10 amperes tem um pino menor.

Para encerrar o texto, deixarei um link para o site da própria Coelba, onde eles indicam que manter as instalações em bom estado pode te ajudar a economizar energia. Esse fator implica diretamente em escolher o tipo correto de tomada, para evitar quaisquer irregularidades.

Escreva um comentário