Você com certeza já ouviu falar que usar aparelhos eletrônicos enquanto carregam pode causar um enorme prejuízo à vida útil de suas baterias. No entanto, o que muitos não sabem é que, diferente dos celulares, é possível usar notebook carregando sem maiores problemas. Vejamos o porquê.

Há problemas em usar o notebook enquanto ele carrega?

 

Antes de responder esta pergunta é necessário entender o funcionamento das baterias. Os modelos mais recentes usam Íon de Lítio. Estes, ao contrário dos modelos anteriores, possuem tecnologia capaz de melhorar a sua capacidade de carga. Além disso, essa composição faz com que a bateria não “vicie”, o que aumenta a sua vida útil.

Por isso, não há problemas em usar notebook carregando. A tecnologia da bateria de íon de Lítio faz com que a autonomia da bateria não seja prejudicada e o efeito “memória” não ocorra. Mas, ainda assim, a vida útil da bateria de um notebook não é muito longa. Mas, se o problema não está em usar o notebook enquanto ele carrega, qual a causa desse desgaste rápido?  A resposta está nos ciclos de carga do aparelho.

 

O que são ciclos de carga e como eles funcionam?

 

Atualmente a vida útil das baterias é medida por ciclos, que nada mais é que a quantidade de vezes em que a bateria atinge 100% de carga. Ou seja, quanto mais cedo você atingir o total de ciclos de uma bateria, mais rápido ela perderá sua eficácia.

O recomendado, nesse sentido, é que você não atinja ciclos completos de recarga. Assim, é possível assegurar mais tempo de usabilidade do seu notebook, sem que seja necessário uma troca. O ideal é que se mantenha uma carga entre 30% e 70%, evitando tanto a carga completa, quanto a descarga total.

 

Posso usar meu notebook tranquilamente, certo?

 

Correto, não há problemas em usar o notebook carregando. Contudo se atente aos ciclos da bateria e verifique a  sua composição para evitar problemas no futuro!