Antes de mais nada, quem nunca tomou um choque uma vez na vida? Seja colocando o dedo em uma tomada quando era criança, seja usando algum aparelho da casa, é sempre uma sensação muito estranha levar um choque, normalmente é algo que não esperamos. Agora, você alguma vez levou um choque e ficou sem entender o porque? Esse provavelmente foi um choque estático.

Ele normalmente acontece em situações inusitadas e por isso é sempre uma surpresa, mas, agora que já sabe que há explicação para esses choques que levou, não gostaria de saber porque ele acontece? Leia abaixo e saiba mais!

Saber o que é e como evitar levar um choque pode te poupar desde pequenos sustos até grandes problemas durante o seu dia a dia. Você provavelmente já encostou numa maçaneta ou tocou em alguém e tomou um choque. Isso acontece por conta de um fenômeno chamado eletricidade estática.

Mas o que é eletricidade estática ?

A eletricidade estática refere-se ao equilíbrio das cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons) presentes em um corpo. Os fenômenos acontecem quando um corpo, após passar pelo processo de eletrização, fica carregado de forma positiva (quando possui mais prótons que elétrons) ou negativa (quando possui mais elétrons que prótons).

A eletricidade estática acontece em ambientes onde a umidade do ar é muito baixa, como em épocas de inverno. Diariamente podemos nos deparar com a ela em ação. Por exemplo, quando tocamos em algum objeto e recebemos um pequeno choque, como no famoso caso do toque na maçaneta, ou ao tentar abrir a porta de um carro.

De modo geral, as descargas eletrostáticas são inofensivas, causando pequenos sustos como no toque na maçaneta. Entretanto, quem trabalha pilotando aviões e caminhões de combustível deve se atentar ao fato de que, por levarem grande quantidades de combustível, elas podem causar grandes explosões. É por isso que os caminhões possuem uma corrente de metal que se estende pelo chão fazendo com que as cargas que surgem a partir do atrito do caminhão com o ar sejam eliminadas no solo, o mesmo se aplicando aos aviões.

Quem trabalha com equipamentos eletrônicos também deve tomar cuidado com os perigos causados pelas cargas eletrostáticas, uma vez que elas podem danificar a placa eletrônica.

Mas afinal, como evitar levar choques eletrostáticos?

O aterramento é a forma mais fácil de se evitar problemas eletrostáticos, entretanto, algumas medidas mais comuns podem ser usadas para se evitar levar choque, são elas:

  • Evitar objetos com muitas cargas;
  • Usar calçados de borracha;
  • Usar pisos com isolamento;
  • Utilizar roupas com tecidos naturais (como o algodão por exemplo), evitando tecidos sintéticos (como o poliéster);
  • Usar sprays antiestáticos para superfícies com risco de receber cargas;
  • Em épocas onde a umidade é menor, usar um umidificador dentro de casa deixará o ar mais úmido, diminuindo as ocorrências;
  • Usar bancos de couro no carro, uma vez que provocam menos atrito;
  • Usar os vidros abertos ajudarão a manter o ar da cabine menos seco, reduzindo a possibilidade de choques ao abrir a porta;
  • Abrir a porta do carro com a maior parte da mão, fará com que a incidência seja menor;
  • Na manutenção de equipamentos eletrônicos, usar luvas antiestáticas evita o contato direto e impede que acidentes aconteçam;

Gostaria de saber um pouco mais sobre outros problemas que pode ter em casa?

Veja esse texto sobre as cores dos fios e não se atrapalhe mais.