TAntes de mais nada, e de entender como funciona a energia solar, já se imaginou sem pagar contas de luz pro resto da sua vida? Parece um sonho impossível de alcançar, não é mesmo? Pois bem, saiba que isso já é uma realidade , e está cada vez mais comum. As famosas placas azuis estão nos tetos de milhares de brasileiros. Leia abaixo e saiba mais!

Para além da super vantagem de não pagar mais contas de luz, a energia solar te dá a liberdade de gastar o quanto quiser, sem preocupações com as lâmpadas que deixou ligadas, ou o seu banho demorado de mais de uma hora, já que, sabe que não pagará por isso, e nem mesmo a natureza sofrerá com as consequências das suas ações. Sim, a energia do sol não gera nenhum dano ao meio ambiente.

Mas, você já se perguntou, como uma casa consegue energia elétrica apenas com a luz solar? Quer entender de forma rápida e direta o passo a passo de como funciona a energia solar? Então este texto foi feito para você, vamos explicar como a energia solar é transformada em eletricidade, quais os sistemas possíveis e como eles funcionam em dias nublados e chuvosos. Confira tudo até o fim desse artigo!

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR?

placa-solar-eletrojr

Os painéis solares recebem a luz do sol e geram a energia que é “levada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para os atributos da nossa rede elétrica. A geração da energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.

O QUE É E COMO FUNCIONA O EFEITO FOTOVOLTAICO ?

O efeito fotovoltaico consiste na transformação da energia proveniente do sol em eletricidade, sendo esta conversão conseguida através de células fotovoltaicas.

Ele funciona com base no fenômeno que ocorre quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um movimento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica.

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Vantagens: É uma fonte renovável de energia, por isso não polui! Além de  ser uma fonte, limpa e silenciosa, baixa necessidade de manutenção, e o mais interessante é a sua economia que pode chegar em até 95% de redução da conta de luz

desvantagens:  É necessário um alto custo de aquisição (custo que se retorna em pouco tempo a depender da demanda) e não gerar energia à noite.

Quais são os três tipos de energia solar?

Os sistemas solares fotovoltaicos são a forma como conseguimos produzir e usufruir da energia solar fotovoltaica, existindo 3 formas de funcionamento:

 1. Sistema On-Grid

Este é um sistema conectado à rede que dispensa o uso de reserva, já que a energia produzida por ele pode ser consumida  pela carga da casa, ou injetada na rede elétrica.

 2. Sistema Off-Grid

Sistema isolado, que produz energia elétrica apenas nas horas onde o sol está presente. Esse tipo de sistema precisa de um armazenador, que possibilita  ao usuário utilizar energia gerada em momento de necessidade, como à noite.

 3. Sistema Hibrido 

Sistema tem sua operação simultânea, entre on-grid e off-grid, fazendo com que seu trabalho ocorra tanto conectado à rede, como com bancos de baterias.

COMO FUNCIONA O SISTEMA ON-GRID ?

 

Sistema de energia solar off grid

  1. Antes de mais nada, ocorre a captação da luz solar, feita através dos painéis solares, que gera uma energia contínua;
  2. Depois que é luz pré captada e transformada em energia elétrica, vem o inversor, que é responsável por transformar a energia continua em alternada;
  3. Em seguida, a energia vai para o quadro elétrico, que distribui para os cômodos da casa;
  4. Finalmente o excedente de energia vai para a rede de energia, que transforma a sobra em créditos que o proprietário pode utilizar.

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA OFF-GRID ?

 

Sistema de energia solar on grid

  1. Assim como na on-grid, a captação é feita através dos painéis solares fotovoltaicos, gerando a energia de corrente contínua.
  2. Ao mesmo tempo que os painéis recebem a luz, ele manda a energia para o controlador de cargas, que é responsável por entregar uma tensão estável para o banco de baterias.
  3. Assim como no on-grid, o inversor vai transformar a energia continua oriunda das baterias.
  4. Do mesmo modo que o sistema anterior, após a conversão de energia, o inversor vai distribuir a corrente para toda a casa.

COMO FUNCIONA O SISTEMA HIBRIDO ?

Sistema de energia solar híbrido

Posteriormente, vimos que este sistema engloba o on-grid e o off-grid, que funciona com a junção dos passo a passo dos sistemas citados anteriormente.

Em relação ao sistema conectado a rede, o único acréscimo, é que ele apresenta o controlador de cargas, para transportar a eletricidade as baterias.

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR EM DIAS DE CHUVA E À NOITE?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o sistema produz energia em períodos de chuva e nublados, a incidência de raios solares é mais fraca, mas as placas capitam esta radiação.

Em contrapartida à energia solar fotovoltaica não funciona à noite, mas a casa ou estabelecimento vai ser abastecida com eletricidade, já que tanto o sistema on-grid como o off-grid contém formas alternativas de abastecimento, uma oriunda da rede concessionaria e a outra, das baterias que armazenam a energia durante o dia.

QUER SABER MAIS SOBRE A ENERGIA SOLAR?

Leia nossos textos sobre como lucrar com a sua própria casa e de como conseguir financiamento para gerar sua energia solar.