Choque elétrico: você conhece os seus riscos?

Você conhece os efeitos que a eletricidade pode ter sobre o nós? O que você sabe sobre choque elétrico? Você sabe quantas pessoas morrem por causa de choque elétrico anualmente no Brasil?

Para quem não sabe, o choque elétrico é a passagem da corrente elétrica através do corpo e quando ocorre, ela acaba utilizando-o como condutor de corrente elétrica. Essa condução de corrente traz algumas consequências, as quais podem variar  de um pequeno susto até a morte. No Brasil, entre os anos de 2018 e 2019, aproximadamente 659 pessoas morreram por ano por conta de acidentes causados por choque elétricos, conforme o site CanalEnergia.


Quais as consequências de um choque elétrico?

Mas então, para entendermos um pouco do que isso pode causar, tem-se abaixo algumas das consequências da passagem dessa corrente pelo corpo humano. São elas:

  • Queimaduras, que podem ser até mesmo de terceiro grau.
  • Contrações musculares e do Sistema nervoso.
  • Coagulação do sangue.
  • Lesão nos nervos.
  • Morte.

Porém, muitos desses efeitos de choque elétrico ocorrem dependendo da intensidade da corrente. Quando ela é baixa não chega a trazer tantos problemas como os de uma corrente muito alta, mas muitas pessoas não sabem disso. E, por isso, trouxemos aqui uma tabela mostrando alguns dos efeitos decorrentes de choques elétricos de acordo com a intensidade da corrente.

Efeitos do choque elétrico

Como você acabou de ver, dependendo da intensidade da corrente o choque elétrico pode ser leve ou levar uma pessoa à óbito, mas é sempre bom lembrar de ter muito cuidado porque geralmente não conhecemos a intensidade da corrente e ela pode não ser fraca e trazer consequências graves.

A qual lugar devemos ficar mais atentos?

Por incrível que possa parecer, é no ambiente doméstico onde mais ocorre acidentes com eletricidade. Isso ocorre porque não temos o costume de dar manutenção elétrica na nossa casa, e os próprios aparelhos dela acabam trazendo riscos para a nossa vida.

Agora que você conhece alguns dos riscos do choque, vamos ficar atentos e nos cuidar para não passarmos por uma dessas situações?

Para te ajudar a saber como diminuir os riscos de choques na sua casa, veja nosso texto sobre Projeto de Instalações Elétricas e aprender muito mais!

 

 

2 comentários

  1. Cristina Maria Pires Folly
    19 de janeiro de 2021

    Por conta da minha idade (72 anos) e, pelo fato de morar sozinha, estou sempre atenta aos possiveis riscos gerados pela eletricidade doméstica.
    Assim, procuro estar bem informada quanto a essa questão, evitando minha exposição à gravidade de tais riscos.

Escreva um comentário