como-usar-um-extintor-eletrojr

Como Usar um Extintor da forma correta?

Antes de mais nada, é comum encontrarmos extintores em prédios, veículos e em outros ambientes. Afinal, eles devem ser colocados em locais de fácil visualização e acesso e onde haja menos probabilidade do fogo bloquear a transição de pessoas. Além disso eles são imprescindíveis à segurança, mas você sabe como usar um extintor?

Infelizmente, a maioria das pessoas não sabem como manuseá-lo da forma correta. Por isso, é de fundamental importância tratarmos desse assunto.

Vale lembrar que, um erro na utilização pode ser fatal ou até mesmo pode aumentar as chamas! Eles devem ser usados apenas quando o incêndio está em pequena proporção, pois eles não são destinados a combater os de grande escala. Por isso, estamos aqui para sanar todas as suas dúvidas e tentar garantir a segurança de todos!

Antes de saber como usar o extintor adequadamente, precisamos ter noção da classe do incêndio, pois é a partir deste conhecimento que podemos escolher o extintor adequado  para cada situação.


Passo a Passo para usar o Extintor:

  1. Escolha um extintor adequado de acordo com a classe do incêndio.
  2. Segure o extintor sempre na posição vertical.
  3. Cheque se a Mangueira está bem travada e se o Bico não está tampado.
  4. Confirme se o Manômetro está na cor verde.
  5. Rompa o primeiro lacre.
  6. Retire o Pino de segurança.

Após esses 6 passos o extintor estará pronto para uso! Basta agora direcionar o bico para a base do fogo e acionar a alavanca.

A seguir, colocamos um infográfico para facilitar a visualização. Compartilhe com sua família, amigos, pessoas do seu prédio, para aumentar a segurança de todos!

Como usar um extintor

 Gostou das nossas dicas?

Confira outros textos no nosso blog que falam sobre o mesmo assunto ou sobre outros assuntos.

1 comentário

  1. Lea Pontes
    13 de janeiro de 2021

    Adorei as dicas. Texto claro, muito didático e de utilidade pública. Parabéns pela inicaiativa!

Escreva um comentário