Cabos de fiação são uma necessidade para levar energia de um ponto ao outro e são ainda mais necessários quando os pontos estão muito distantes entre si. Não é difícil encontrar cabos de alta tensão quando estamos viajando pelas estradas do país. No entanto, é em um objeto desses cabos que surge a dúvida: afinal, o que são as bolas laranjas que ficam penduradas nesses fios? E por que as empresas de transmissão responsáveis instalam elas?

A resposta começa com um problema: fios são componentes extremamente difíceis de se ver, especialmente se você estiver pilotando um avião ou um helicóptero. Essa dificuldade é também um risco muito grande de contato não-intencional com esses fios, o que será um problema e tanto para a pessoa que se envolve no acidente quanto para a empresa responsável pela fiação.

E então, para que servem essas bolas laranjas nos fios?

Por conta dessa problemática, as esferas de sinalização apresentam-se como uma solução simples e direta. Elas servem basicamente para facilitar a visualização dos fios para qualquer um que precise vê-los. Por conta disso, também, que as responsáveis normalmente escolhem a cor laranja, pois o contraste irá auxiliar na visualização até mesmo à noite.

A esfera ainda tem mecanismos para lidar com as diversas ameaças que o ambiente externo pode apresentar. Teremos, por exemplo, orifícios para escoamento de água, peças anti-corrosivas, pintura poliuretânica (resistente a raios ultravioletas) e revestimento reforçado com fibra de vidro. Essas e outras características das esferas são indicadas pela norma ABNT NBR 6535, que regulariza a sinalização das linhas de alta tensão como um todo.

Então, em resumo, as bolas laranjas, que também podem vir em cores como vermelho ou bege, servem como uma sinalização para evitar qualquer acidente ou contato com os fios nos quais elas estão penduradas, basicamente como uma placa de sinalização de trânsito para para as vias de transporte aéreas.

Agora que você já sabe para que servem essas bolas laranjas nos fios de alta tensão, que tal ficar por dentro de outros mecanismos de segurança? Venha conferir um pouco sobre os Para-Raios e Projeto de Combate a Incêndio.