A extensão elétrica é um item muito usado pelos brasileiros, sendo um facilitador no dia a dia de várias pessoas. Como o próprio nome diz, a extensão permite ligar equipamentos com uma distância ainda maior, assim como, também aumenta o número de tomadas disponíveis. Entretanto, apesar de parecer algo bem simples, antes de usar uma extensão é preciso se atentar a algumas questões, para evitar os riscos de acidentes.

extensão elétrica
Quais os riscos que posso ter ao usar uma extensão sem as regras de segurança?
  • Risco de choque: Uma vez que, a extensão possua cabos descascados, mal dimensionados, tomadas com furos mais largos, ou até mesmo caixas de tomadas com materiais que possam conduzir corrente elétrica, os choques podem vir a acontecer, colocando em riscos a vida das pessoas.
  • Riscos de incêndio: Isso pode acontecer quando o material que envolve o cabo não aguenta o aumento de temperatura, causado pela passagem de corrente. A consequência desse processo é um curto circuito. Isso pode piorar ainda mais, principalmente quando o material que compõe a extensão tem características que facilitam a propagação de fogo.
Então, quais cuidados devo tomar antes de usar uma extensão elétrica?

Bom, existem alguns cuidados muito necessários para evitar os riscos citados no tópico anterior, e por conta disso, veja alguns cuidados listados em seguida:

  1. Verifique a certificação do Inmetro: Antes de mais nada, vale lembrar que, um dos pontos mais importantes nesse processo é saber se o equipamento é certificado pelo Inmetro. Mas, como posso saber se o produto é certificado? É simples! Todos os produtos certificados tem a marca do Inmetro, seja na sua embalagem ou até mesmo no próprio produto (cabo e caixa de tomadas). Ela garante que você não estará comprando um produto feito informalmente, fora da norma e consequentemente mal dimensionado.
  2. Olhe as informações técnicas na embalagem e no produto: Todo produto certificado deverá ter informações técnicas a respeito do funcionamento contidas na embalagem. Essas informações trazem os limites que tal extensão pode suportar, como por exemplo, a corrente elétrica, tensão e potência máxima, que por sua vez são fundamentais, visto que a extensão é feita para aguentar até um certo ponto.
  3. Verifique o limite de aparelhos que você poderá ligar ao mesmo tempo: Primeiramente, antes de usar uma extensão, é muito importante saber se a potência dos equipamentos não passará a capacidade máxima. Por exemplo, uma extensão que trabalha com uma potência máxima de 2540W, não suportará um fogão que tenha 3000W, já que passou do limite. Vale lembrar que, a especificação de potência e corrente máxima são válidas para toda a extensão, e não por quantidade de tomadas que ela possui. Assim, se a extensão possui 3 tomadas e suporta até 2540W, esse valor é dado para toda a caixa de tomadas.
Segue algumas recomendações para o uso das extensões:
  • Momento de compra: É interessante saber se a extensão está de acordo às normas. Por exemplo, deve-se observar se as tomadas e plugues tem 3 pinos, já que, um desses pinos é o responsável pelo aterramento.
  • Durante o uso: Evitar o uso da extensão com o cabo enrolado, pois a mesma pode acabar tendo um maior aquecimento.

Gostou do conteúdo?

Que tal dar uma olhadinha nos outros do nosso blog?