Sabemos que incêndios podem ser extremamente danosos tanto para as estruturas quanto para as pessoas que as residem. Por isso, saber o que fazer em um incêndio é fundamental para salvar vidas.

No Brasil, não faltam casos de incêndios famosos. No últimos anos, presenciamos o situações como o da Ultracargo de Santos (2015) que rendeu 8 dias de fogo descontrolado bem como o Incêndio do Museu Nacional (2018) que acarretou em perdas substanciais no patrimônio histórico do país. Esses e muitos outros casos nos levam ao seguinte dilema: O que fazer em um incêndio?

O que fazer no início do fogo?

O princípio de incêndio (ou foco de fogo) é estágio inicial até que o fogo se encontre descontrolado. Ademais, é a partir dele que começam a maioria dos eventos incendiários.

Por isso, é importante controlar e agir sobre estas situações, para evitar grandes problemas. Até porque, este princípio de incêndio possui fácil controle com a ação de aparelhos extintores.

Os extintores são equipamentos destinados para o foco do fogo. Para utilizá-los é preciso:

  1. Identificar a causa do fogo: Reconheça a origem do fogo, pois com esta etapa você saberá qual extintor utilizar. Esse ponto se torna importante, pois existem alguns tipos de extintores no mercado e cada tipo realiza uma ação extintora em princípios de incêndios diferentes.
  2. Direcionar a carga extintora: Com o equipamento em mão, direcione o jato para as bases da chama até que possa extingui-la.

É sempre importante que as pessoas salvem e guardem o número de emergência do corpo de bombeiros (193). Pois o fogo pode se alastrar, precisando, assim, de uma ajuda profissional.

O que fazer em um incêndio?

Nem sempre conseguimos atuar logo no início de um evento incendiário. Por isso, é fundamental que saibamos quais procedimento seguir em casos de incêndio. Dentre eles podemos destacar:

  1. A mesma dica dos extintores: descubra a fonte do fogo e sua extensão, de maneira segura. Pois, você terá mais controle da situação.
  2. Ouça os brigadistas: essas pessoas se capacitaram para que, em casos de incêndio, possam agir. Por isso, ouvir e obedecer suas instruções é fundamental.
  3. Tente manter a calma: sabemos que em situações como essas as emoções tomam o controle, entretanto tentar ficar calmo vai ajudar a tomar melhores decisões.
  4. Ative os alarmes: caso o local possua sistemas de alarme, utilize-os para alertar as demais pessoas na edificação.
  5. Siga as sinalizações: é bem comum existir sinalizações de saída de emergência. Então, se a edificação possuir, siga-as pois elas apresentarão a melhor rota de fuga.
  6. Abra portas com cuidado: no processo de fuga pode haver cômodos em chamas. Por isso, é importante observar se maçanetas ou portas estão muito quentes.
  7. Utilize um pano úmido: caso haja fumaça no local, você deve cobrir seu nariz com pano, de preferência umedecido. Pois, em alguns casos, a inalação de fumaça pode ser fatal.
  8. Desligue a eletricidade: a eletricidade pode ser um agravante de incêndios. Por isso, cortar o fornecimento de eletricidade no pavimento pode ajudar a não piorar a situação.
  9. Fechem as janelas e portas: como o fogo se alastra com a presença de oxigênio no local, recomenda-se, que as portas e janelas sejam fechadas. Porém, não as tranque para não impossibilitar uma possível fuga.
  10. Caminhem de forma ordenada:  no momento de fuga, é importante que todos estejam juntos e que caminhem de forma ordenada. Caso estejam em uma escada, tentem andar pelo lado direito dela.

O que não fazer em um incêndio?

Sabemos o que fazer em caso de incêndio no local, contudo saber o que não deve ser feito de hipótese nenhuma é fundamental para melhor evacuação de uma edificação. Por isso, destaco aqui:

  1. Evite retornar por objetos: durante a fuga é importante que não retorne para buscar objetos deixados.
  2. Não tire sua roupa: as roupas podem ajudar na retenção de umidade e evitar que você desidrate durante a fuga.
  3. Não use Elevadores: recomenda-se que não se utilize elevadores para fuga. Pois, por se tratarem de equipamentos elétricos, durante o incêndio eles podem parar de funcionar e prender alguém em seu interior.
  4. Utilizar extintores: os extintores não possuem tanto efeitos sobre o fogo descontrolado. Por isso, outras medidas de segurança, como o sprinklers, são mais efetivas.

Para quem ligar?

Como já dito, muitas edificações possuem medidas de segurança contra pânico e incêndio. Entretanto, recomendamos sempre que você ligue para os profissionais mais capacitados para lidar com essas situações, caso ocorram. Segue abaixo os principais órgãos e seus respectivos números:

  • Corpo de Bombeiros: 193
  • SAMU: 192
  • Policia Militar: 190

Esses profissionais ajudarão na assistência, suporte e proteção em caso de adversidades, como eventos incendiários.

Saiba mais

Para saber mais, confira os seguintes artigos: