Antes de mais nada, você já teve problemas com a sua internet? Já tentou assistir a um filme e não conseguiu? Ou precisou dela para enviar um trabalho, e ela simplesmente te deixou na mão? São problemas frequentes no dia dia do Brasileiro, mas, e se te disser que há uma maneira de minimizar ou praticamente acabar com esse problema de uma vez? Essa solução existe, e você irá entender até o fim desse texto!

Atualmente, qualquer serviço precisa manter uma boa conexão com a Internet, já que quase toda troca de informações e dados hoje em dia ocorre na rede. Além disso, o isolamento social que existe desde 2020 só ampliou ainda mais essa necessidade.

Com isso, a maioria das grandes empresas buscam uma conexão de boa qualidade para seus locais de trabalho. No entanto, muitas delas ainda não sabem por onde começar. O caminho mais eficaz e prático para resolver essa dúvida é: Ethernet.

O que é Ethernet?

Ethernet é um protocolo para conectar dispositivos eletrônicos em uma rede local (LAN) fisicamente. Esse método de conexão permite o acesso e a comunicação entre todos os sistemas conectados.

Por isso, ele é muito utilizado em escritórios e ambientes corporativos, que usam vários aparelhos (computadores, impressoras etc.) em um mesmo local de trabalho. Normalmente, essa conexão é feita através de cabos Ethernet. Se você tem um modem e um computador em casa, deve conhecer cabos desse tipo:

 

Através desses cabos, conseguimos fazer uma conexão física entre os aparelhos e um modem. Assim, não é necessário utilizar o Wi-Fi para conectá-los à Internet. Portanto, os dispositivos são conectados entre si, e o modem conecta todos à Internet.

Por que utilizar a Ethernet?

Sua Internet já ficou lenta ou até mesmo caiu durante uma tarefa importante? É muito provável que sim, então você já deve ter passado por um problema com Wi-Fi. Isso ocorre porque a conexão sem fio possui muitas limitações que prejudicam seu desempenho.

Entre elas, temos o bloqueio do sinal por paredes e móveis, as interferências de sinais externos e a falta de segurança contra invasores (hackers). Portanto, o uso da ethernet ajuda a melhorar a conexão entre dispositivos, garantindo mais velocidade e estabilidade, e aumenta a segurança da rede.

Se você quer saber ainda mais sobre Ethernet, pode tentar acessar essa página!

O que é cabeamento estruturado?

No entanto, apenas decidir instalar um sistema de Ethernet não é suficiente. Para que esse método funcione de forma adequada, precisamos fazer um planejamento, o que nesse caso é feito com um cabeamento estruturado.

Foto grátis engenheiro jovem fazendo análises de programa

O cabeamento estruturado é justamente a organização  dos cabos que conectam os dispositivos em um sistema de Ethernet. Essa estrutura é feita para garantir o bom funcionamento desse sistema, já que um agrupamento desarrumado de cabos gera diversos problemas para a conexão da rede, mesmo na Ethernet.

Além disso, ele é feito através de um projeto, visto que existe um padrão para a ligação e passagem dos cabos para facilitar a arrumação e a manutenção do sistema.

Foto grátis engenheiro de rede jovem na sala do servidor tiro médio

Essa estruturação dos cabos pode (e deve) ser feita em qualquer local com um sistema grande de Ethernet, seja um prédio ou um escritório, por exemplo. Porém, é claro que os locais que mais precisam dessa medida são os ambientes empresariais, já que nesses locais qualquer dificuldade na conexão pode prejudicar toda a empresa.

Além disso, é muito comum haver muitos aparelhos eletrônicos nesses ambientes, então um cabeamento estruturado se torna ainda mais compensador.

Confira também: