Antes de mais nada, você já teve problemas com a sua internet? Já tentou assistir a um filme e não conseguiu? Ou precisou dela para enviar um trabalho, e ela simplesmente te deixou na mão? São problemas frequentes no dia dia do Brasileiro, mas, e se te disser que há uma maneira de minimizar ou praticamente acabar com esse problema de uma vez? Essa solução existe, e você irá entender até o fim desse texto!
Atualmente, qualquer serviço precisa manter uma boa conexão com a Internet, já que quase toda troca de informações e dados hoje em dia ocorre na rede. Além disso, o isolamento social que existe desde 2020 só ampliou ainda mais essa necessidade.
Com isso, a maioria das grandes empresas buscam uma conexão de boa qualidade para seus locais de trabalho. No entanto, muitas delas ainda não sabem por onde começar. O caminho mais eficaz e prático para resolver essa dúvida é: Ethernet.
O que é Ethernet?
Ethernet é um protocolo para conectar dispositivos eletrônicos em uma rede local (LAN) fisicamente. Esse método de conexão permite o acesso e a comunicação entre todos os sistemas conectados.
Por isso, ele é muito utilizado em escritórios e ambientes corporativos, que usam vários aparelhos (computadores, impressoras etc.) em um mesmo local de trabalho. Normalmente, essa conexão é feita através de cabos Ethernet. Se você tem um modem e um computador em casa, deve conhecer cabos desse tipo:
Através desses cabos, conseguimos fazer uma conexão física entre os aparelhos e um modem. Assim, não é necessário utilizar o Wi-Fi para conectá-los à Internet. Portanto, os dispositivos são conectados entre si, e o modem conecta todos à Internet.
Por que utilizar a Ethernet?
Sua Internet já ficou lenta ou até mesmo caiu durante uma tarefa importante? É muito provável que sim, então você já deve ter passado por um problema com Wi-Fi. Isso ocorre porque a conexão sem fio possui muitas limitações que prejudicam seu desempenho.
Entre elas, temos o bloqueio do sinal por paredes e móveis, as interferências de sinais externos e a falta de segurança contra invasores (hackers). Portanto, o uso da ethernet ajuda a melhorar a conexão entre dispositivos, garantindo mais velocidade e estabilidade, e aumenta a segurança da rede.
Se você quer saber ainda mais sobre Ethernet, pode tentar acessar essa página!
O que é cabeamento estruturado?
No entanto, apenas decidir instalar um sistema de Ethernet não é suficiente. Para que esse método funcione de forma adequada, precisamos fazer um planejamento, o que nesse caso é feito com um cabeamento estruturado.
O cabeamento estruturado é justamente a organização dos cabos que conectam os dispositivos em um sistema de Ethernet. Essa estrutura é feita para garantir o bom funcionamento desse sistema, já que um agrupamento desarrumado de cabos gera diversos problemas para a conexão da rede, mesmo na Ethernet.
Além disso, ele é feito através de um projeto, visto que existe um padrão para a ligação e passagem dos cabos para facilitar a arrumação e a manutenção do sistema.
Essa estruturação dos cabos pode (e deve) ser feita em qualquer local com um sistema grande de Ethernet, seja um prédio ou um escritório, por exemplo. Porém, é claro que os locais que mais precisam dessa medida são os ambientes empresariais, já que nesses locais qualquer dificuldade na conexão pode prejudicar toda a empresa.
Além disso, é muito comum haver muitos aparelhos eletrônicos nesses ambientes, então um cabeamento estruturado se torna ainda mais compensador.