Economizar na energia sempre ajudou no bolso dos brasileiros. No entanto, com os vários aumentos na conta de energia, essa economia vem se tornando algo cada vez mais essencial.

Gráfico de Aumento de Energia
Fonte: EletroJr

Apesar de ser uma situação ruim, têm saídas que podem ajudar você a diminuir os danos causados por esse problema. Quer saber como aumentar a sua economia de energia e conseguir salvar um dinheiro no fim do mês? Então vem comigo que eu te digo!

1. Energia solar

Painéis fotovoltaicos
Fonte: EletroJr

Essa é, provavelmente, a melhor maneira de economizar energia. Por isso mesmo é a primeira que estou te falando! Se tornando um microgerador de energia solar você consegue descontar da sua conta de energia até o valor correspondente ao que você produz. Sim, você não entendeu errado: isso significa que, em certos casos, você pode não pagar mais pelo seu consumo de energia!

O tempo estimado para que o investimento feito na energia solar se pague é de, em média, 5 a 8 anos. Ou seja, sabendo que as placas têm uma vida útil de 25 anos, você pode conseguir até 20 anos de energia de graça!

Quer saber o mais legal disso tudo? Praticamente qualquer pessoa pode ter acesso a esse benefício! Para isso, você só precisa de um local onde o sol bata. Até mesmo se você mora em apartamento pode conseguir!

Se você quiser, pode acessar esse nosso texto onde a gente te diz TUDO sobre como é um projeto para que você possa gerar energia solar.

2. Pequenas Atitudes

Na verdade, essa dica aqui vai valer como várias! Talvez você já saiba que pequenas atitudes podem te ajudar bastante nessa tarefa de economizar energia, não é? Então, eu estou aqui só para reforçar essa ideia e te falar algumas dessas atitudes que você pode não saber!

Chuveiro Elétrico

Sabia que o chuveiro elétrico é, depois do ar-condicionado, o maior vilão para a economia de energia? Pois é, já dá para imaginar a diferença que faz tomar um banho mais rápido.

No entanto, isso não quer dizer que você precise deixar sua higiene de lado! Mas dá para cortar aquele tempo de filosofia no banho. Ainda mais, não precisa usar a água mais quente todos os dias; você vai perceber a diferença no final!

Tirar da Tomada

Apesar de parecer inofensivo, deixar os eletrônicos ligados na tomada pode impactar na conta de energia. Que tal tentar desligar o disjuntor sempre que sair de casa? Afinal, por que deixar ligado se não estão usando?

Você pode ver essa pesquisa que mostra mais detalhadamente o quanto você pode economizar com essa dica.

Evite Horários de Pico

Você sabia que dá para gastar menos de acordo com o horário? Das 18h às 22h muitas pessoas estão consumindo energia, e é bem nesse horário que a tarifa fica mais cara!

Ou seja, você pode evitar, por exemplo, banhos nesse horário.

3. LED = Economia

Antes de mais nada, você tem LED na sua casa? Não? Então você acabou de achar uma ótima maneira de economizar energia!

Exemplo de LED.
Fonte: Leroy Merlin

Lâmpadas de LED são, com certeza, as mais econômicas, tendo uma eficiência até 80% maior do que outras. Sendo assim, a troca de lâmpadas na sua casa pode ser justamente o que faltava para diminuir os gastos com energia!

Ainda mais, caso você queira ver um comparativo maior entre os tipos de lâmpada, te recomendo esse texto!

4. Iluminação Natural

Se você passa o dia inteiro com as luzes acesas, talvez seja a hora de mudar! A iluminação natural pode ser uma grande aliada pro seu bolso, você só precisa aproveitar ela. Para isso, têm algumas táticas que você pode usar, como:

  • Em uma possível reforma da sua casa construir mais janelas;
  • Usar cortinas translúcidas (combina a privacidade com iluminação);
  • Reposicionar os móveis para aumentar a incidência em certos locais, como mesas.

5. Relógio de Força

Medidor de Força
Fonte: Saber elétrica

Primeiramente, você sabe o que é um relógio de força? É esse objeto aqui em cima que serve para medir o consumo de energia elétrica da sua casa.

“Mas o que ele tem a ver com economia de energia?”, você pode estar se perguntando. A verdade é que, em alguns casos, esse relógio pode estar com mal funcionamento, o que resulta numa cobrança indevida.

Assim, caso você queira conferir o seu relógio de força, desligue o disjuntor geral da sua casa. Em seguida, verifique se o relógio de força ainda está funcionando. Se estiver, isso significa um defeito na medição. Nesse caso o ideal é chamar um eletricista de confiança para conferir qual pode ser o problema.

E aí? Agora é só seguir essas dicas para conseguir aumentar a sua economia de energia! Ah, e para te ajudar eu ainda fiz esse cartaz para você lembrar das 5 dicas de ouro!

Cartaz com as dicas para economizar energia.

Para saber mais, confira:

Como funciona a energia solar? Entenda o passo a passo!

Energia Solar: Aprenda a lucrar com a sua própria casa