Com toda certeza, o Brasil é o país que mais caem raios no mundo. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Inpe, são quase 78 milhões de descargas elétricas por ano. Afinal, o que atrai raios?
Quando temos esse assunto, algumas perguntas podem surgir. Afinal, posso usar meu celular chovendo? Será que um raio pode cair no mesmo lugar? Semelhantemente, espelho atrai raios? Continue a leitura e saiba mais!
O que é raio?
Raios são descargas atmosféricas de grande intensidade que conectam as nuvens de tempestade e o solo.
De acordo com o Inpe, a incidência de raios é mais frequente em regiões tropicais, onde há maior existência de chuvas e ainda à extensão territorial do município. Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.
Agora, um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?
Alguns possuem esse raciocínio, mas é um mito!! Em áreas de grande incidência, podem cair diversos raios, não apenas dois. O Cristo Redentor é um exemplo claro disso. Conforme o Inpe, raios o atingem seis vezes por ano. E além dele, temos pode-se citar o Empire State Building, em Nova York, que recebe vinte e cinco descargas. Outra crença, é que o espelho atrai raios. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Portanto, não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.
Mas agora: o celular atrai raio?
O celular não é responsável por atrair descargas elétricas! Dessa maneira, você não corre o risco de um raio te atingir devido ao smartphone.
Como citado anteriormente, com a ocorrência de chuvas mais intensas há um aumento nas descargas elétricas capazes de danificar equipamentos dentro de sua casa ou trabalho. E é muito importante termos um aterramento elétrico adequado.
Vale ressaltar que o estabilizador não protege o equipamento contra raios! O aparelho tem a função de proteger aparelhos da variação da tensão elétrica da rede. Para proteger os aparelhos dos raios, é necessário utilizar um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos).
Para saber mais, leia no site da Inpe: Danos elétricos: saiba como evitar e quando cabe ressarcimento.
Como evitar ser atraído por um raio?
- Mantenha distância de árvores (especialmente as isoladas), cercas de arame e varais metálicos.
Caso esteja na rua no momento da tempestade, procure abrigos em carros, ônibus e demais veículos conversíveis (lembrando que deve ser evitado o contato com a lataria); .Não utilize celular e aparelhos eletrônicos com fio ligados ao carregador, raios podem te atingir através da rede elétrica da sua casa ou qualquer local protegido que esteja; - Evitar permanecer nas piscina, lagos;
- Evite também ficar ao lado de portas, canos ou janelas metálicas.
Desligar Aparelhos na Chuva é Necessário: Mito ou Verdade? – Eletro Jr – Engenharia Elétrica UFBA
[…] Raios são um grande problema nas redes elétricas. Mesmo que mecanismos tenham sido desenvolvidos para evitar problemas ao longo dos anos (como o DPS), é muito difícil desviar uma corrente equivalente a 10 kA (corrente média de uma descarga provocada por raio). […]
JOSELAINE RIBEIRO VAZ
Vcs poderiam fazer uma reportagem sobre para raios pois eu tenho muito pânico de raios e moro em frente à um colégio que tem para raios e gostaria de saber se é seguro ou não
rodrigopimentel
Olá Joselaine! Tudo bom?
Temos muitos conteúdos sobre para raios no blog!!
leonidas
O marcador de direção norte sul pode atrair raio (galinho de alumínio)
Carlos Alberto T de Pinho
Numa casa de campo onde é o melhor local para se instalar um para-raio? Pode-evitar de ser no telhado da casa? Ou esse é o lugar certo. A casa fica perto de grandes pedreiras (um vale) cercado por pedreiras
master
Olá, Carlos! O melhor local para a instalação do subsistema de captação, o para raio, de uma casa de campo seria em uma mini torre apropriada somente para essa proteção. Lembrando que o captor de Franklin funciona criando um um volume de área protegida em formato de cone abaixo do captor, logo, deve ser muito bem dimensionado as alturas da torre que suportaria o aptor e também do captor!