Com toda certeza, o Brasil é o país que mais caem raios no mundo. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Inpe, são quase 78 milhões de descargas elétricas por ano. Afinal, o que atrai raios?

Quando temos esse assunto, algumas perguntas podem surgir. Afinal, posso usar meu celular chovendo? Será que um raio pode cair no mesmo lugar? Semelhantemente, espelho atrai raios? Continue a leitura e saiba mais!

O que é raio?

Raios são descargas atmosféricas de grande intensidade que conectam as nuvens de tempestade e o solo.

De acordo com o Inpe, a incidência de raios é mais frequente em regiões tropicais, onde há maior existência de chuvas e ainda à extensão territorial do município. Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

o que atrai raios

Agora, um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Alguns possuem esse raciocínio, mas é um mito!! Em áreas de grande incidência, podem cair diversos raios, não apenas dois. O Cristo Redentor é um exemplo claro disso. Conforme o Inpe, raios o atingem seis vezes por ano. E além dele, temos pode-se citar o Empire State Building, em Nova York, que recebe vinte e cinco descargas. Outra crença, é que o espelho atrai raios. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Portanto, não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Mas agora: o celular atrai raio?

o que atrai raios

O celular não é responsável por atrair descargas elétricas! Dessa maneira, você não corre o risco de um raio te atingir devido ao smartphone.

Contudo, vale chamar atenção para o seguinte: Em momentos de queda constante de raios, a atenção deve ser redobrada. Já que,  se o raio atinge uma rede elétrica, é conduzido através dos fios e pode estragar os aparelhos eletrônicos. Inclusive Tome muito cuidado caso esteja mexendo no celular carregando.

Como citado anteriormente, com a ocorrência de chuvas mais intensas há um aumento nas descargas elétricas capazes de danificar equipamentos dentro de sua casa ou trabalho. E é muito importante termos um aterramento elétrico adequado.

Vale ressaltar que o estabilizador não protege o equipamento contra raios! O aparelho tem a função de proteger aparelhos da variação da tensão elétrica da rede. Para proteger os aparelhos dos raios, é necessário utilizar um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos).

Para saber mais, leia no site da Inpe: Danos elétricos: saiba como evitar e quando cabe ressarcimento.

Como evitar ser atraído por um raio?

  1. Mantenha distância de árvores (especialmente as isoladas), cercas de arame e varais metálicos.
  2. Caso esteja na rua no momento da tempestade, procure abrigos em carros, ônibus e demais veículos conversíveis (lembrando que deve ser evitado o contato com a lataria);.
  3. Não utilize celular e aparelhos eletrônicos com fio ligados ao carregador, raios podem te atingir através da rede elétrica da sua casa ou qualquer local protegido que esteja;
  4. Evitar permanecer nas piscina, lagos;
  5. Evite também ficar ao lado de portas, canos ou janelas metálicas.