Primeiramente, o que é um projeto de incêndio? 

Um projeto de incêndio é um documento que serve para garantir segurança e segue requisitos e normas para a prevenção de incêndios em determinados locais. E, para cumprir o seu papel, precisa-se saber as regras estabelecidas para cada local e também qual o órgão rege as regras no seu Estado.

Mas, para que serve esse projeto? 

PPCI e Combate a Incêndio

Um projeto de incêndio serve para promover a segurança das pessoas e de um patrimônio de um determinado local. O corpo de bombeiros exige que todos os imóveis que possuam mais de uma família habitando, tenham os aparatos que atendam as normas de proteção  e combate à incêndio.

Além disso, quando um local precisa do projeto, ele também precisará do AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros). O AVCB é um documento que atesta que o local possui condições seguras em caso de situações de risco. E, para obter esse atestado, é preciso que um projeto do local seja apresentado para o órgão.

O projeto de incêndio também faz-se vital para a garantia de que um local é seguro para habitação ou circulação de pessoas.

Por fim, qual é a importância de um projeto de incêndio? 

Em primeiro lugar, ter o projeto garante adesão com a regulação do corpo de bombeiros do Estado. Essa adesão é importante para que o local esteja funcionando de acordo com as leis.

Num projeto com execução bem feita, os equipamentos de segurança ajudam no combate a propagação do fogo, além de facilitar o trabalho do Corpo de bombeiros. Esses fatores ajudam a diminuir os danos ao local e são essenciais para o combate ao fogo.

Por fim, ele também serve para firmar a segurança das pessoas que frequentam ou habitam um local para caso ocorra um incêndio ou um princípio de incêndio.

 

Quer saber o que fazer em um incêndio? Veja nesse texto o que fazer quando ocorrer um: https://eletrojr.com.br/2021/05/24/o-que-fazer-em-um-incendio/