A renovação do AVCB é feita através do Projeto de Combate à Incêndio, exigido pelo Corpo de Bombeiros.
Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia

 

Estar em dias com os Órgãos regulamentadores é muito bom não é mesmo? Não precisar pagar multas ou estar isento de certas dores de cabeça é o sonho de qualquer pessoa. Por isso, existe o AVCB, que atesta que a sua edificação está regularizada. Porém, quando é necessário renovar o AVCB?

Mas o que é o AVCB?

O AVCB nada mais é que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Consiste em um documento de fiscalização do Corpo de bombeiros que indica que o local foi fiscalizado e cumpre as normas de segurança contra incêndio e pânico estipuladas pela legislação e pelo PPCI (Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios). Entretanto, ele possui uma validade e você entenderá quando é preciso renovar seu AVCB mais à frente!

Qual o objetivo do AVCB?

O principal objetivo do AVCB é garantir a segurança do local. É por isso que é necessário realizar inspeções para verificar se o local atende aos requisitos de conformidade de controle de incêndio e pânico e de quebra ajuda o Corpo de bombeiros a organizar inspeções regulares de acordo com o prazo de validade dos documentos.

O que é preciso para ter o AVCB? 

Como já sabemos, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é adquirido após a vistoria, ou seja, durante o processo o bombeiro responsável irá verificar se todos os itens necessários para a garantia da proteção do local estão presentes e instalados corretamente e isso só será comprovado através de um Projeto de Combate à Incêndio, o PCI. Entre esses itens necessários temos por exemplo:

  • Placas de sinalização;
  • Hidrantes;
  • Iluminações de emergência;
  • Detectores de fumaça;
  • Escadas de fuga;

Entre outros que também compõem o projeto.

E quando renová-lo?

Saber quando é necessário renovar o AVCB é muito importante. Se a etapa de renovação não for feita, os equipamentos de controle a incêndio instalados podem não estar em condições de uso e provavelmente não serão substituídos. Dessa forma é recomendado que a renovação do AVCB seja feita anualmente.

A validade do documento pode se estender para mais de um ano, entretanto, dependendo das condições do local pode durar até 3 anos. Em conclusão, é importante que você se atente as validades do seus documentos para estar em dias com as regulações. Livre-se das multas!