Antes de mais nada, você já procurou por luminárias e não sabia qual delas precisava? Não sabe quais os tipos de luminárias temos hoje? Não sabe quais são as principais diferenças entre as luminárias residenciais, comerciais e industriais? Estamos aqui para te ajudar mais sobre esse assunto!

É importante lembrar que existem diferenças entre luminárias residenciais, comerciais e industriais, por exemplo, em alguns locais industriais, as luminárias devem ter uma proteção para zonas explosivas. Já em locais residenciais e comerciais, esse ponto não entra tanto em questão.

Luminárias residenciais e comerciais:

As luminárias residenciais e comerciais tem como foco às questões estéticas, como a sua construção e como vão combinar com o local. Elas possuem vários tipos, sendo as mais comuns a Pendente, o Lustre, os Spots, os Abajures, as Arandelas, os Balizadores e os Refletores.

Veja aqui algumas imagens delas!

Pendente:

representar tipo de luminária citada no texto
Luminária residencial/comercial do tipo pendente;

Spots:

representar tipo de luminária citada no texto
Luminária tipo spots;

Balizadores:

representar tipo de luminária citada no texto
Iluminação por balizadores na escada;

Refletores:

representar tipo de luminária citada no texto
Pequeno refletor;

 

Contudo, já quando falamos de luminárias industriais, também existem alguns tipos diferentes, justamente por se tratar de alguns contextos específicos. Assim sendo, costuma-se encontrar áreas com gases explosivos, outras onde há contato com água ou um pó em suspensão e até mesmo áreas com altas temperatura, por exemplo. Por isso, ao falar de luminárias industriais, você precisa ver qual o tipo e o grau da sua proteção.

Luminária a prova de explosão:

representar tipo de luminária citada no texto

 

Luminária Industrial a prova de respingos de água:

representar tipo de luminária citada no texto

Por fim, mas não menos importante, é claro, além de se analisar a estética e a segurança, é necessário ver a potência e o tipo da lâmpada usada por sua luminária. Vale destacar que, na verdade, a luminária é o conjunto que recebe e suporta a lâmpada, bem como, que ajuda na melhor distribuição luminosa, na proteção e também na ligação com a rede elétrica. Por isso, sempre deve se verificar a potência da lâmpada, a fim de que não se tenha luzes fortes demais ou áreas com pontos escuros no ambiente. Dessa forma, tendo em mente a estética, a segurança e a potência, você escolherá a melhor opção para a sua condição.