Antes de mais nada, você já imaginou o desespero que deve ser estar no meio do fogo? É algo que com certeza você não desejaria à ninguém! Uma situação bem desesperadora, na qual é muito comum que as pessoas tomem atitudes sem pensar, mas, que podem levar a acidentes e em alguns casos a morte. Para evitar isso, devemos sempre atuar  na prevenção de incêndio.

Prevenir incêndios é ainda mais importante do que apagar eles. E para te provar o porque disso, vou usar uma situação hipotética. Imagine que existe uma rua chamada de Antônio Carlos Neto, e que dois dos prédios da rua  peguem fogo, contudo, esse fogo foi espalhado para mais duas casas. Você acredita que com uma sede do corpo de bombeiros no quarteirão, eles seriam capazes de apagar o fogo na rua? Muito provável que não!

Portanto, agora que já tem uma ideia da importância de se prevenir, saiba como fazer isso até o término desse texto!

Prevenção de incêndio

COMO GARANTIR A PREVENÇÃO DE INCENDIO?

A princípio, temos que pensar que diversas são as medidas que devem ser tomadas, mas, primeiramente, vão aí algumas dicas que deve estar atento, principalmente se for o responsável por algum prédio!

Dicas simples:

  • Manter sempre à vista o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros – 193.
  • Colocar extintores sempre em locais de fácil acesso, garantir que eles estejam cheios e funcionando bem.
  • Evitar a falta de ventilação do local.
  • Evitar que líquidos inflamáveis vazem.
  • Não colocar trancas em portas que dão acesso à saída do local, nem colocar objetos que possam impedir a passagem das pessoas.
  • Alertar sempre as pessoas sobre o ato de fumar em locais proibidos, como elevadores, e sobre o descarte dos cigarros.
  • Aconselhe sempre os trabalhadores a desligar as maquinas elétricas ao fim do dia e a verificar se não deixaram nada que possa causar algum acidente no local, como óleo ou graxa.
  • Evite sempre que muitas pessoas fiquem em um mesmo local, isso pode dificultar a saída delas em caso de incêndio.

Contudo, será que apenas isso é suficiente para garantir a proteção da população contra o fogo? É claro que não, existem leis que garantem a segurança dos locais contra incêndios além de órgãos que controlam o cumprimento dessas leis.

Normas:

Para garantir que os prédios estejam prevenidos quanto ao risco de incêndio, algumas normas foram criadas, tanto normas brasileiras (NBR’s), que não são obrigatórias, bem como, Normas Regulamentadoras(NR’s), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com caráter obrigatório. Como por exemplo:

  • NBR 5667 – sistema de hidrantes;
  • NBR 9077 – Saídas de Emergência em Edificações;
  • NR 23, da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho: Proteção Contra Incêndio para Locais de Trabalho;

Além dessas, existem instruções técnicas definidas de acordo com o decreto de cada estado. Sendo esse, no caso da Bahia, o decreto nº 16.302.

Veja também:

Quando renovar o AVCB? Entenda agora!

O que fazer em um incêndio? Saiba mais!