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Desligar Aparelhos na Chuva é Necessário: Mito ou Verdade?

Os riscos de descargas elétricas decorrentes de raios na rede elétrica podem gerar muitos prejuízos, mas desligar os aparelhos na chuva é mesmo necessário? Descubra agora.

Antes de mais nada, chuvas sempre trazem com elas o risco de raios na rede de energia. E em caso de não estar bem preparada para o impacto, a pessoa pode receber a descarga em sua casa, pode sofrer sérios riscos, bem como, a morte .

Portanto, devido à chance de pulsos elétricos causados por raios, desligar aparelhos elétricos na chuva é necessário. Entretanto, se danos ainda forem causados aos aparelhos elétricos, a concessionária é responsável por arcar com os custos.

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Por que os raios afetam meus aparelhos

Raios são um grande problema nas redes elétricas. Mesmo que mecanismos tenham sido desenvolvidos para evitar problemas ao longo dos anos (como o DPS), é muito difícil desviar uma corrente equivalente a 10 kA (corrente média de uma descarga provocada por raio).

Para se ter uma ideia de sua magnitude, ela é quase 10.000 vezes a que usamos para carregar um aparelho celular. Essa enorme quantidade de energia em um curto espaço de tempo provoca a sobrecarga dos equipamentos elétricos atingidos.

Mas, como estamos (na maioria das vezes) conectados à concessionária de energia local, ela é responsável pela segurança do fornecimento de energia. Portanto, podemos procurar medidas para ressarcimento em caso de problemas, como o reembolso de bens danificados.

Como ser reembolsado em caso de queima de equipamentos

O procedimento muda muito pouco de estado para estado no Brasil. No caso da ENEL (concessionária do estados do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás), basta seguir 5 pequenos passos:

1. Solicitação

No canal digita (site), no centro de atendimento ou via telefone, abra uma solicitação em até 90 dias corridos após o incidente. Assim, esteja consigo com os seguintes documentos:

  • Número da Unidade Consumidora/Instalação;
  • Informações que demonstrem que o cliente é o titular da unidade consumidora ou seu representante legal;
  • RG e CPF do titular da conta de energia;
  • Dados de contato (telefone e e-mail), da ocorrência (data e horário prováveis) e do equipamento (tipo, marca e modelo);
  • Descrição do ocorrido.

2. Análise da solicitação

A concessionária analisará seu pedido e será aprovado ou negado. Se negado, te informam dentro de 15 dias.

3. Vistoria

Se aprovado de primeira, pode ocorrer vistoria da concessionária ao local para análise da situação. Assim, o prazo para que ocorra é de 10 dias. Contudo, se a perda do equipamento afetar alimentos ou remédios, o prazo é de um dia útil.

Mas, cuidado: Não pode haver remoção dos equipamentos do local da ocorrência nem reparados até o fim da vistoria.

4. Orçamentos

A ENEL pode pedir até 2 (dois) orçamentos para o reparo dos equipamentos danificados. Sendo assim, o consumidor tem até 90 dias para realizar a cotação.

5. Resposta e Pagamento

A ENEL deve responder dentro de 15 dias corridos a partir da data da vistoria ou do pedido do ressarcimento, sem contar o prazo das pendências do cliente (como os orçamentos).

Se aprovado, dentro de 20 dias corridos será disponibilizado o ressarcimento.

O que fazer em caso de pedidos negados

Caso você esteja certo que a concessionária causou o dano e ainda queira recorrer, procure uma empresa de engenharia especializada. Ademais, a EletroJr faz laudos que têm base jurídica para tomada de ações legais.

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Por fim, se ainda não teve problemas, evite dor de cabeça e lembre sempre de desligar os aparelhos em caso de tempestades.

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