Antes de mais nada, você já viu uma obra de perto pelo menos uma vez na vida, certo? Seja trabalhando em uma obra, ou como um cliente, todos nós em algum momento passamos por essa situação. E sempre surgem diversas dúvidas sobre o que deve ser feito, quais gastos deve ter, quais tipos de projeto são necessários, entre outros itens que não podem faltar na obra. Diante disso, trouxe esse texto para você. Leia abaixo e confira!

Em uma obra são necessários uma série de projetos, a fim de garantir a sua segurança e funcionamento. No entanto, muitas pessoas não sabem para que servem a maioria desses serviços. Com isso, se tratando do projeto de cadastramento elétrico, traremos nesse texto a sua importância e para que ele serve.

cadastramento-eletrojr

Para que serve o Cadastramento Elétrico?

O serviço se baseia em fazer registros que permitam entender a estrutura de uma instalação já existente. O Projeto localiza os pontos elétricos em uma planta baixa, na chamada planta elétrica, e também garante a elaboração de um digrama unifilar.

O que é um Diagrama Unifilar?

São desenhos técnicos que usam símbolos para descrever uma instalação.

Mas pra que serve? Ele permite uma compreensão rápida e boa das instalações em qualquer lugar do mundo e por qualquer pessoa que tenha conhecimento dos símbolos usados.

Um desses é o esquema unifilar, o mais utilizado por eletricistas ao fazerem instalações elétricas.

Nele, todos os condutores seguem um mesmo percurso, sendo representados por uma linha, além de vários outros símbolos usados para indicar suas características.

Sendo assim, é um documento importante para qualquer lugar, visto que, permite uma representação resumida das instalações elétricas e dá ao eletricista uma fácil interpretação daquela ligação.

Qual a importância do Cadastramento Elétrico?

Para um local que tenha passado por reformas nos últimos anos, a realização dele garante a atualização do diagrama unifilar.

Além disso, verá se os disjuntores colocados no quadro elétrico estão corretamente projetados e se protegem mesmo as instalações.

A exigência do esquema unifilar pelos órgão de segurança faz com que o Cadastro seja essencial. Para que assim o local possua uma planta elétrica que identifica seus quadros de medição de energia.

Solicite orçamento de laudo luminotécnico

Gostou desse conteúdo? Temos mais alguns que podem ser interessantes para você:

Conta de luz, entenda agora mesmo a sua!

Instalações Elétricas, erros muito comuns!

Transformador no ar condicionado: é seguro?