Há tantos tipos de ar condicionado que você pesquisou durante horas e mesmo assim continua em dúvida sobre em qual dos modelos deve investir o seu dinheiro? Pensando nisso, preparei um texto explicando os tipos ideais para cada ambiente, levando em conta as instalações elétricas e a dimensão do local.

Potência ideal

A potência em BTUs é um fator que aumenta ou diminui com base no tamanho do local de instalação. Mas pera ai, o que significa BTUs? Nada mais é, que a sigla para: British Thermal Unit, e é a unidade de medida de potência de refrigeração de um ar-condicionado. Por isso, antes de mais nada, é preciso ter em mente a área desejada para instalação do seu aparelho. Observe a tabela abaixo:

tabela-de-btus-ar-condicionado-eletrojr
Tabela de BTUS

É preciso levar em consideração na hora da compra algumas especificações do local, na tabela é possível observa-las.

Agora que você já sabe a potência do aparelho, vamos falar um pouco sobre a Instalação Elétrica.

Instalação Elétrica

Primeiramente, vamos esclarecer alguns conceitos essenciais para o entendimento sobre alguns requisitos, que a rede elétrica da sua casa precisa atender.

A grande maioria dos aparelhos de ar-condicionado do tipo split precisam ser conectados em uma rede de 220V, já que, as empresas raramente lançam um modelo para rede 127V. Isso ocorre por conta da baixa procura por essa especificação de produto. Todavia, é ai que começa o problema, muitas pessoas possuem em suas casas ou prédios instalações mais antigas, no padrão monofásico com 127V.

Portanto, o que pode-se fazer nesse caso em especifico?

Antes de tudo, é necessário entrar em contato com a concessionária de energia da sua cidade, para solicitar o aumento de carga, tornando-a bifásica ou trifásica. Agora, para isso, geralmente é necessário um Projeto de Padrão de Entrada, mas por quê? Pois ele que garante todo o planejamento da conexão entre o sistema de distribuição da concessionária local (rede elétrica externa) e as instalações elétricas de um estabelecimento.

Certo, entendi que preciso falar com a concessionária, mas o que significa isso de monofásica, bifásica e trifásica? Calma, eu explico, leia abaixo:

Monofásica:

Primeiramente, vamos entender esse tipo, a rede monofásica é feita com dois fios, um fase e outro neutro. A voltagem é de 127V ou 220V e é capaz de alimentar 8000 watts de potência.

Bifásica:

A ligação da rede bifásica é feita com três fios, dois fases e um neutro. As voltagens são 127V e 220V e consegue atender entre 12.000 e 25.000 Watts de potência.

Trifásica:

Já a instalação da rede trifásica é feita com quatro fios, três fases e um neutro. As voltagens são 220V ou 380V e alcança a potência de até 75000 watts.

Gostou desse conteúdo? Temos mais alguns posts interessantes para você:

Tomadas: 10A ou 20A? Qual a diferença entre elas?

O que é curto circuito e como pode causar problemas/incêndios

Privado: Ar condicionado gastando menos energia? Isso aí, não precisa esquentar!

Padrão de Entrada: Entenda Definitivamente