A prumada vertical (ou prumada elétrica) é um desenho muito importante quando falamos sobre instalações elétricas prediais, já que ele as representa através de um desenho técnico. Então, quais elementos estão presentes nesse desenho? Quando é necessário um desenho de prumada elétrica? Essas respostas você encontra aqui no texto.

Nesse desenho, são destacadas as interligações elétricas existentes nos pavimentos de um edifício, junto com outros sistemas como o centro de medição, posição dos eletrodutos, relógios de medição, QGBT, dentre outros. Assim, possibilitando uma leitura mais tranquila e abrangente do local.

desenho-prumada-vertical-eletrojr
Exemplo de Planta de Prumada vertical.

Além disso, As plantas de prumada estão presentes, na maioria das vezes, em edifícios e residências que têm um subsolo e um número considerável de pavimentos.

 

De onde vêm as plantas de prumada?

Normalmente, são produtos de um projeto de padrão de entrada. Conseguimos observar toda a disposição vertical dos circuitos elétricos de um edifício somente através de plantas de prumadas verticais.

 

O que há em um desenho de prumada elétrica vertical?

Em uma boa planta de prumada, são indispensáveis algumas representações, como por exemplo:

Desenho do corte vertical:

Este desenho consiste em uma simples representação dos diferentes andares e do subsolo de uma residência, edifício ou torre.

Caminho percorrido por todos os eletrodutos:

Dentro de uma prumada, o caminho dos eletrodutos são representados por linhas que saem do centro de medição, percorrem um caminho vertical até chegarem no pavimento e no quadro de cada unidade consumidora.

Desenho simplificado do Centro de Medição:

Do mesmo modo, o centro de medição é o lugar no padrão de entrada no qual ocorre a ligação do sistema de distribuição com o sistema de consumo de energia. Ainda mais, lá é encontrado outros itens como: relógios de medição, barramento, aterramento e disjuntores.

Como resultado, ao ter em mãos um desenho simplificado do centro de medição na prumada, é possível analisar e entender com mais facilidade esse sistema do prédio.

desenho-centro-de-medição-eletrojr
Exemplo de desenho de um Centro de Medição.

Legendas do sistema

Afinal, sendo a prumada um desenho técnico, legendas são úteis para que todo o conteúdo seja entendido. Geralmente, as legendas presentes na prumada elétrica indicam quais condutores estão passando para cada unidade, diâmetro do eletroduto, da bitola e as fases.

Além disso claro, descrever os demais sistemas existentes no desenho, como aterramento e, em alguns casos, ramal de entrada.

legendas-do-sistema-prumada-eletrojr
Exemplo de representação da legenda do sistema, mostrando a “bitola” dos condutores.

Planta de encaminhamentos

Apesar de não fazer parte da prumada elétrica, a planta de encaminhamentos, ou prumada horizontal, é um importante sistema dentro do projeto de padrão de entrada e tem uma função similar ao da prumada vertical. Enquanto a prumada vertical mostra o caminho dos eletrodutos saindo do centro de medição até cada unidade consumidora, a planta de encaminhamentos mostra o caminho percorrido do centro de medição, para o shaft, um vão comum entre todos os pavimentos.

planta-de-encaminhamento-eletrojr
Com esta planta, conseguimos observar o caminho que os eletrodutos percorrem do centro de medição até o shaft do edifício.

Somado a isso, essa planta também busca mostrar os caminhos que os eletrodutos percorrem do shaft até os quadros de energia de cada unidade consumidora, em cada pavimento.

encaminhamento-na-unidade-consumidora
Nesta planta, é possível observar o caminho que o eletroduto faz do shaft até o quadro de cada unidade consumidora

Além disso, enquanto um corte vertical do edifício representa uma prumada elétrica, uma planta baixa é necessária para reproduzir uma planta de encaminhamentos.

 

Solicite orçamento de laudo luminotécnico

Gostou deste conteúdo? Temos mais alguns posts interessantes para você:

Padrão de Entrada: Entenda Definitivamente

O seu medidor de energia está funcionando da forma correta?

Saiba tudo sobre Esquema Unifilar!

O que é Aterramento Elétrico: entenda tudo sobre esse sistema!

Você já Ouviu Falar em Projeto de Instalações Elétricas – PIE?