Para que você tenha eletricidade em casa, acontecem várias etapas, indo desde a geração de energia elétrica até a distribuição dela. Neste processo, existem equipamentos e objetos que são essenciais para que tudo ocorra da melhor forma. Entre eles, temos o tema desse texto: poste auxiliar.

O que é poste auxiliar?

O poste auxiliar é o local em que os fios de energia que vêm da rua passam para chegar na sua casa. Em outras palavras, é o ponto de mudança de responsabilidade da concessionária para você, morador da casa.

Desenho-de-Poste-Auxiliar-EletroJr
Fonte: EquatorialEnergia

Contudo, esse poste só é necessário nos casos em que o ramal de ligação é aéreo. O ramal de ligação é o nome dado aos cabos que conduzem energia até a sua casa, podendo ser aéreo ou subterrâneo.

No caso em que o ramal de ligação é subterrâneo, utiliza-se uma caixa de inspeção ao invés do poste auxiliar.

Ainda mais, um ponto que vale destacar é que, apesar do nome, o poste auxiliar não é sempre um poste. Na verdade, se o teto ou o muro da casa forem altos, só precisa da parte superior do poste (chamada de pontalete). Em alguns casos, inclusive, até a fachada da casa pode servir como “poste” auxiliar.

Instalação do poste auxiliar

Se for feita a instalação desse poste particular, é preciso seguir as normas da Coelba. Elas estipulam alturas mínimas que devem ser seguidas para que se tenha um ambiente seguro.

Como exemplo, se o poste da distribuidora estiver do outro lado da rua, é preciso que o ponto de encontro dos fios com o poste particular esteja 6 metros acima da calçada.

Por outro lado, caso o poste da distribuidora esteja do mesmo lado da rua do poste particular, temos as seguintes alturas mínimas:

  • 6,0 m, quando o ramal de ligação cruzar garagens para entrada de veículos pesados;
  •  5,5 m, quando o ramal de ligação cruzar garagens residenciais ou outros locais não
    acessíveis a veículos pesados;
  •  4,5 m, quando o ramal de ligação não cruzar garagens.

Indo além

Você sabia que o poste auxiliar faz parte de um conjunto de instalações conhecido como Padrão de Entrada? Ele é responsável por fazer com que a concessionária de Energia (como a Coelba, no caso da Bahia) leve energia para sua casa de forma segura e estável.

 

Solicite orçamento de laudo luminotécnico

Gostou desse conteúdo? Temos mais alguns posts interessantes para você:

O seu medidor de energia está funcionando da forma correta?

Padrão de Entrada: Quando preciso mudar?

Ligação elétrica no seu estabelecimento em 3 passos