A energia elétrica é indispensável para a sociedade. Atualmente, dada a grande importância da eletricidade em nosso cotidiano, é impossível viver em um mundo sem energia. Entretanto, apesar de proporcionar conforto e aplicabilidade em diversas áreas, a energia apresenta seus riscos. Infelizmente, diversos acidentes com energia acontecem durante o ano. Mas fique tranquilo, saiba o que fazer para evitar acidentes com energia neste texto!

Tópicos abordados:

    • O que dizem as estatísticas?
    • Principais causas de acidentes com energia
    • Como evitar os acidentes

O que dizem as estatísticas?

Segundo o anuário da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade) de 2022, tomando como base o ano de 2021, os acidentes envolvendo energia continuam alto no Brasil. Segundo a publicação, no Brasil foram registrados 1.585 acidentes com energia, sendo que destas, 761 resultaram em mortes. Em contrapartida em 2020 o número de casos foi menor, 1.502 acidentes, sendo 764 óbitos. Ainda segundo os dados, os acidentes envolvem todos as camadas da sociedade, independendo a profissão. Entretanto, há um número significativo de profissionais da área de eletricidade que os sofreram. Dessa forma, houve 67 casos e 48 óbitos de profissionais, contudo, teoricamente, conforme a norma regulamentadora n° 10 estes profissionais possuem conhecimento.

Principais causas de acidentes com energia

placa-perigo-choque-eletrico-eletrojr

A princípio a Abracopel estrutura o anuário estatístico de acidentes de origem elétrica em três critérios: acidentes com choques elétricos, acidentes com incêndios por sobrecarga de instalações elétricas e acidentes com descargas atmosféricas. Em residências, as principais causas de acidentes com choques elétricos são por fios rachados ou sem isolamento, cercas energizadas, extensão e tomadas. Por outro lado, os incêndios por sobrecarga ocorrem principalmente em ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e instalações elétricas interna. Por fim, os acidentes com descargas atmosféricas têm mais ocorrências em áreas rurais e residências.

Como evitar os acidentes com energia

lampada-acesa-e-lampada-apagada-eletrojr

Como foi visto, acidentes com energia são muito recorrentes. Dessa forma é preciso estar atento aos cuidados para evitar estes acidentes e colaborar para reduzir a estatísticas. Algumas abordagens práticas:

  1. Ao realizar quaisquer reparos, desligue a chave de energia. Apesar de atividades como trocar lâmpadas serem simples, elas também demandam cuidado. Sendo assim, antes de realizar qualquer reparo, desligue a chave geral de energia.
  2. Ao ligar um equipamento na tomada, verifique a tensão da instalação. Ao realizar este procedimento, previne acidentes elétricos que possam danificar os aparelhos domésticos. Vale lembrar que em algumas regiões do Brasil a tensão é 110v, e em outras 220v.
  3. Não sobrecarregue as tomadas e não deixe fios e cabos desprotegidos. Fios desencapados podem gerar choques elétricos. E a sobrecarga de tomadas sãos as principais causas de incêndios. Algumas instalações elétricas não foram dimensionadas para suportar diversos aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo.