Aposto que você já precisou carregar seu celular e faltou tomadas no local. Ou, talvez, entrou em um ambiente escuro e não conseguia encontrar o interruptor por estar longe da porta. E, com toda a certeza, já ouviu notícias de incêndios por problemas na instalação. Sob essa ótica, tudo isso está ligado a instalação elétrica e seu respectivo projeto elétrico. Assim, tendo tais transtornos em mente, será discutido neste breve artigo o que é um Projeto de Instalação Elétrica Residencial, em especial o Projeto Elétrico Residencial (PIE Residencial). Quer aprender mais sobre este assunto? Confira o texto abaixo!

Para facilitar sua leitura, o texto foi dividido em tópicos: 


      • Instalação Elétrica Residencial.

        O que é um Projeto de Instalações Elétricas?

           Bom, primeiramente precisamos entender o que é um Prontuário de Instalação elétrica. Seja na construção civil ou reforma, o Projeto Elétrico é uma das partes mais cruciais para a boa estruturação do projeto, que exige do provedor do serviço um conhecimento técnico específico, com grande foco e consideração às necessidades do cliente. Dessa forma, obtêm-se todas as informações detalhadas referentes à instalação elétrica.
        Ademais, é de suma importância que as informações atendam a todos os requisitos de segurança da NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão e da NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Afinal de contas, o primeiro passo para a realização de um projeto de qualidade é garantir que o mesmo esteja de acordo com as normas!


        Tipos de Projetos Elétricos

           Mas quais são os tipos de PIE? Para responder essa pergunta, separamos os principais exemplos de tais projetos:

        Projeto Elétrico Industrial: nesse tipo de projeto elétrico, a estruturação deve suprir as necessidades de um ambiente fabril com características específicas, a depender do ramo da indústria, bem como do porte da mesma. Dito isso, a atividade desenvolvida e a infraestrutura devem ser levadas em consideração ao realizar o Projeto Elétrico Industrial.

        Projeto Elétrico Predial: são os projetos idealizados para atender prédios e edifícios comerciais. Logo, o principal objetivo é garantir que a instalação elétrica seja funcional para vários andares. Esse tipo de projeto envolve a passagem de cabos e instalação de tomadas, pontos de instalação, disjuntores, entre outras coisas.

        → Projeto Elétrico Residenciais: o primeiro passo para idealizar esse tipo de projeto é obter a planta das residências que farão parte do condomínio. Com esse material, é possível ter as dimensões exatas dos cômodos. Assim como nos projetos anteriores, também é fundamental suprir as necessidades dos moradores, definindo localização de tomadas, pontos de luz, entre outras coisas.


        Objetivo do Projeto Elétrico Residencial

           Agora que você já sabe um pouco sobre PIE, faremos a seguinte reflexão:

           Imagine que você é um síndico, e, subitamente, houve um aumento na conta de energia dos seus condôminos, gerando reclamações. Possivelmente ocorreu um mau isolamento dos condutores, ocasionando em uma fuga de corrente. Essa corrente pode escapar pelo fio terra, ou parar na estrutura dos seus equipamentos. Quando isso acontece, adivinha quem paga pela energia desperdiçada? Isso mesmo, seus condôminos. Para corrigir esse problema, será necessário contratar um serviço de Projeto Elétrico Residencial.
        Um PIE Residencial possui o objetivo de projetar o sistema de instalação elétrica e evitar qualquer risco. Desse modo, é possível garantir que as exigências mínimas para o bom funcionamento de uma instalação elétrica seja realidade, garantindo a segurança dos indivíduos. Outrossim, ao realizar um empreendimento, você, que é gestor ou proprietário de uma empresa ou até mesmo condomínio, fará parte de todas as etapas da elaboração do projeto elétrico da sua obra, seja ela uma reforma da edificação atual, um retrofit elétrico ou uma construção a partir do zero.


        Importância do Projeto Elétrico Residencial

        Multímetro sendo utilizado como medidor da corrente contínua, da corrente alternada e também da resistência.
      • Sabemos que com segurança e eletricidade não se brinca.

        Desse modo, o PIE Residencial certifica a segurança, qualidade e eficiência das instalações nas residências, evitando o desperdício de materiais e o superdimensionamento de circuitos.

        Grande parte das residências antigas foram executadas pelos próprios moradores, sem o acompanhamento de um profissional e sem um projeto elétrico. A falta de vistoria e manutenção, ausência de dimensionamento adequado, são fatores que favorecem acidentes elétricos. Essa precariedade nas instalações põem os moradores em situação de vulnerabilidade, o que pode evoluir até mesmo para incêndios.

        Dito isso, evidencia-se a importância da execução de um Projeto Elétrico Residencial.

        Vantagens

        Mas quais são as vantagens do serviço de PIE residencial? Cheque abaixo alguns desses benefícios:

        • Redução de custos em decorrência da compra racional de materiais, evitando gastos desnecessários;
        • Maior segurança e eficiência de trabalho;
        • Facilidade em manutenções futuras, pois o projeto servirá como um verdadeiro mapa de todas as instalações existentes;
        • Rapidez no processo de trabalho, pois o projeto será base e guia para a execução das instalações;
        • Menor risco de intercorrências e erros;
        • Maior durabilidade e qualidade de instalações;
        • Seguimento adequado das normas vigentes.

         

        Passo a Passo

        Passo a passo do Projeto Elétrico Residencial.
        Projeto Elétrico Residencial.
      • Além de tudo isso, a título de curiosidade, existe uma metodologia de como realizar o PIE Residencial da forma correta e eficiente. O passo a passo da realização está apresentado a seguir:

        Fazer as plantas da casa;

          • Definir os pontos de luz;
          • Determinar tomadas de uso geral e específico (potências);
          • Calcular a potência total;
          • Criar circuitos elétricos;
          • Desenhar o posicionamento dos dutos;
          • Realizar as ligações elétricas.

         

        Considerações Finais

        Portanto, é possível concluir que um projeto de instalação elétrica bem feito para qualquer que seja o estabelecimento é de suma importância, não somente para o bom funcionamento do mesmo, como também para a segurança das pessoas e dos bens que ali se encontram. Assim, evitar dores de cabeças futuras e riscos à vida é uma ação muito inteligente a ser tomada por parte de qualquer cidadão.

        Desse modo, caso você tenha se interessado por realizar um projeto de instalação elétrica com compromisso com a qualidade e o bem estar do cliente, seja no seu estabelecimento comercial ou na sua casa, entre em contato conosco!

        Qual o preço de um Projeto de Instalação Elétrica Residencial?

        O preço poderá variar de acordo com a quantidade de cabines primárias, painéis /quadros elétricos, tamanho das edificações, localização e quantidade de eletricistas. Solicite um orçamento agora!

        Solicite seu orçamento de Projeto Elétrico Residencial
        Solicite seu orçamento de Projeto Elétrico Residencial
      • Saiba mais

        Você já Ouviu Falar em Projeto de Instalações Elétricas – PIE?
        Porque ter um laudo de NR-10? Entenda agora!

EletroJr.