Mas o que é exatamente um SPDA?

O serviço de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como sistema de para-raios ou projeto de para-raios, consiste na elaboração de um projeto que, além de precaver os estabelecimentos quanto a autuação de órgãos fiscalizadores e executores, evita e/ou minimiza o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e até mesmo, risco à vida de pessoas.

O projeto de SPDA, consiste no dimensionamento de todo um sistema de segurança através das corretas especificações dos dispositivos de captação, descida e escoamento, conforme análise do gerenciamento de riscos do local, vide a mais nova norma NBR-5419/2015 técnica específica do serviço.

Se o sistema SPDA já está instalado no estabelecimento, periodicamente devem ser feitos laudos e vistorias no “para-raio”, de modo a atestar a integridade de todos os sub-sistema: captação, descidas e aterramento, e sua adequação a quaisquer alterações em norma.

image

E quem precisa de um SPDA?

O serviço é recomendado para todas as edificações, porém a sua obrigatoriedade se dá conforme o cálculo de gerenciamento de riscos previsto na NBR5419/2015. Isto é, a verificação deve ser feita prévia ao início do projeto para que então, possa-se atestar a necessidade deste para o ambiente. Em estabelecimentos que já possuem o sistema, recomenda-se optar pelo relatório das instalações do SPDA. A EletroJr costuma atender com o SPDA em Salvador os seguintes seguimentos com mais recorrência.

Restaurantes e lojas

Instituições de ensinos

Supermercados e centros comerciais

Edifícios empresariais

Edifícios residenciais

Postos de combustíveis

Hospitais e unidades de saúde

Solicite um orçamento

Em 24 horas entraremos em contato com você! Nossos orçamentos e visitas técnicas são inteiramente gratuitos.

image

Escopo

Gerenciamento de riscos

Memorial de cálculo-descritivo de dimensionamento e dispositivos do sistema de proteção contra descargas atmosféricas

Plantas baixas, cortes, fachadas e detalhamentos da edificação e dispositivo do sistema

Lista de materiais

ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do projeto

Benefícios

Possibilidade de ensaio utilizando analisador de Energia para uma análise mais acertiva dos problemas da instalação elétrica.

Fotos em anexo com referência à cada ponto de equivoco da norma NBR 5410, tornando a análise muito precisa.

Orientações detalhadas para adequação do estabelecimento perante as normas vigentes.

O que dizem nossos clientes?

A transparência durante todo o trabalho fez eu com que eu me encantasse com o trabalho da empresa que sempre buscou me situar regularmente.
Laércio Tibério
O serviço prestado foi de excelente qualidade! Jamais tive problema em me comunicar com a gerente que, na verdade, sempre se mostrou muito solícita!
Maria Graça Poleselo

Canais de Atendimento

Atuamos no mercado de Engenharia Elétrica há 19 anos, prestamos serviços de excelência, prezamos pela qualidade dos projetos e satisfação dos nossos clientes.

Telefone

Orçamento Gratuito

Informe seus dados de contato abaixo. Assim que possível, marcaremos um horário para discutir o seu projeto com mais detalhes.

    Perguntas Frequentes

    Esta seção foi pensada para responder as dúvidas mais frequentes relacionadas aos projetos de SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas) e laudo de SPDA que recebemos de clientes. Caso sua dúvida não seja contemplada por essa lista, sinta-se convidado a entrar em contato com nosso setor comercial, através do número de telefone (71) 98684-3341 ou pelo email contato@eletrojr.com.br

    O SPDA já vem com o relatório?

    Sim! Ao contratar o serviço de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, você também receberá o relatório do SPDA (o laudo), com toda a análise de riscos detalhada.

    É possível contratar apenas o relatório das instalações do SPDA, sem o projeto?

    Sim, é possível! Inclusive é recomendado que antes da execução de um projeto de SPDA seja realizado um relatório para atestar se realmente é necessário a troca do sistema, ou se o problema pode ser sanado apenas com manutenção.

    Quando eu preciso de um para-raios?

    A necessidade de um para-raios se dá conforme os cálculos de gerenciamento de riscos, previstos na norma NBR5419/2015. Porém, para toda edificação que procura uma maior segurança, o serviço é recomendado.

    Vocês, da empresa EletroJr, implementam o projeto ou apenas realizam?

    A EletroJr realiza o projeto, mas a parte da implementação é normalmente oferecida através de empresas parceiras. É necessário verificar com o setor comercial se para o tipo de projeto que será contratado essa opção está disponível.

    Eu preciso de SPDA se existem prédios mais altos a minha volta?

    O fato de possuir prédios mais altos ao redor influência na análise de riscos, porém não é fator determinante. Apenas analisando o caso e realizando os cálculos de gerenciamento de riscos previstos na norma NBR5419/2015 é possível afirmar com certeza que não haverá a necessidade de SPDA.

    O projeto de SPDA é realmente eficaz e, principalmente, seguro?

    Sim, o projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é eficaz e seguro pois garante uma margem de segurança predeterminada pela norma.

    Quais normas são utilizadas nos projetos?

    É utilizada a norma NBR5419.

    Vocês mesmos fazem a manutenção? Posso fechar um contrato com vocês que já entre a manutenção anual?

    A EletroJr não realiza manutenção e instalação, apenas o projeto. A depender do projeto, está disponível a venda em conjunto com a instalação através de empresas parceiras.

    Todo prédio precisa de SPDA?

    A necessidade do projeto se dá conforme os cálculos de gerenciamento de riscos previstos na norma NBR5419/2015. Porém, prédios com mais de 15 andares, ou que tenham materiais explosivos, ou que possuem muitos funcionários, ou moradores, costuma ter essa necessidade.

    Com o SPDA estarei 100% seguro ou apenas minimizo o risco?

    O risco é minimizado através das técnicas e parâmetros disponibilizados na norma e em conformidade com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e em estudos da comissão eletrotécnica internacional. O risco, apesar de continuar existindo, será reduzido a probabilidades muito baixas.

    Como será definido o tipo de SPDA?

    O tipo de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas será definido com base no gerenciamento de risco do local, realizado previamente ao início do projeto, numa análise de custos, levando em conta aspectos de segurança, restrições físicas e questões de ordem práticas características à cada local.

    Quando preciso de um Laudo e quando preciso de um projeto de SPDA?

    O Laudo é necessário para atestar a integridade do sistema, quando um sistema de SPDA já existe no estabelecimento. Caso o cliente não possua um sistema de SPDA anteriormente ou precise realizar alguma adequação à norma ou reforma, é preciso realizar um projeto de SPDA.

    O laudo de SPDA precisa ser renovado periodicamente?

    Sim, conforme determinação da NBR 5419. O período é anual em locais muito expostos a corrosão atmosférica, ou seja, em qualquer cidade litorânea, como Salvador. Além disso locais que armazenam munições ou explosivos também necessitam de renovação anual. Em outros locais, o período é de 3 em 3 anos.

    Quais Informações constam no relatório do SPDA?

    O laudo ou relatório de SPDA contém uma análise de riscos detalhada, informando se a classe do SPDA garante a proteção; informa sobre possíveis irregularidades nos sistemas de captação, descidas e aterramentos, e fornece a resistência de aterramento.

    Quem irá assinar pelo projeto?

    Quem irá assinar pelo projeto é o presidente atual da empresa. Além disso, a anotação de responsabilidade técnica é assinada pelo profissional habilitado que acompanha a equipe de projetos.

    Vocês fornecem o orçamento do Para Raios de Forma Gratuita?

    Sim! Fornecemos o orçamento do projeto de SPDA de forma Gratuita! Após a realização do projeto, também fornecemos uma lista com a quantidade e preço de cada material.