Sua iluminação continua acesa mesmo com o interruptor desligado? Entenda como isso impacta na sua conta de energia e na sua segurança.
Ao desligar o interruptor notou que a luz continua acesa, mesmo que fraquinha? Ou pior, ela pisca quando deveria estar completamente apagada? Saiba que essa pequena anomalia não é apenas um incômodo visual, mas também um ladrão silencioso e um risco para sua edificação, venha descobrir o porquê.
As pessoas se surpreendem ao descobrir que essas lâmpadas mesmo desligadas estão, na verdade, consumindo eletricidade. Isso acontece devido a diversos fatores ligados à sua instalação elétrica, como: as correntes parasitas, que são fugas de corrente elétrica que podem estar ocorrendo no seu circuito. Elas acontecem por conta de pequenas variações no campo magnético gerado pela fiação próxima que podem induzir correntes mínimas dos condutores da lâmpada. Isso é mais comum em instalações onde os fios de fase e neutro não estão devidamente agrupados ou isolados. Ou seja, fiações desgastadas com isolamento comprometido facilitam a fuga de corrente, como também emendas mal feitas ou fios desencapados também contribuem para esse problema. Sendo um risco em potencial para sua vida e seu patrimônio, já que podem causar o superaquecimento dos condutores, por consequência curtos-circuitos ou arcos elétricos, acarretando em um incêndio.
Por isso fique ligado se há luz fantasma na sua instalação, o problema pode estar desde da lâmpada instalada até ao circuito elétrico. Como também verifique o seu histórico de consumo elétrico, já que não faz sentido sua edificação apresentar um consumo energético quando não há demanda de uso. Uma boa prática é retirar todos os equipamentos das tomadas e interruptores e verificar no seu relógio medidor da concessionária o apontamento do seu consumo energético e se o valor continuar crescendo isso com certeza é o indicativo de que deve procurar uma inspeção da sua instalação elétrica.