O para-raios é uma estrutura fundamental para a segurança do seu imóvel. Ele protege não apenas o seu patrimônio, mas também a sua vida. Quando está com falhas ou fora dos padrões técnicos, pode representar um sério risco, principalmente em um país como o Brasil, líder mundial em incidência de descargas atmosféricas. Muitas vezes, o seu sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) pode estar comprometido sem que você perceba. Seja por falta de conhecimento, barateamento do serviço e até má instalação, o funcionamento é comprometido.
Neste artigo, você vai aprender a identificar os erros mais comuns no SPDA e como corrigi-los para garantir a proteção da sua propriedade.
1. Oxidação do Mastro de Descida
![]()
O mastro é uma estrutura metálica principal de um SPDA, pois é ele que “captura” o raio, tendo o contato direto com a descarga.
Assim, é comum em cidades litorâneas, que estruturas metálicas oxidem com o tempo devido ao salitre. Quando oxidado, o mastro perde parte de sua condutividade elétrica, comprometendo a captação e aumentando o risco de falha no desvio da energia. Nesse cenário, uma descarga elétrica pode atingir o sistema, ficar retida no topo do prédio e ser liberada de forma inesperada, atingindo a primeira pessoa que subir até o local ou até mesmo percorrer o edifício, causando danos materiais e colocando vidas em perigo.
2. Anéis de Descida
Os anéis de descida são outra estrutura importante do SPDA, eles garantem que a energia chegue na parte do aterramento, sem conduzi-la para outras partes do prédio.
Com a falta de manutenção, esses anéis podem se partir e danificar, deixando a corrente seguir por caminhos indesejados, colocando em risco as demais estruturas do edifício.
3. Caixa de descida
A caixa de descida é outra parte fundamental do SPDA, ela garante o aterramento adequado da descarga de energia. Com o tempo, essa caixa pode sofrer desgastes, apresentar oxidação ou afrouxamento nas conexões, podendo gerar mau funcionamento e um possível “vazamento” de energia para as áreas comuns do prédio e até mesmo para outros imóveis.
4. Excesso de objetos na área
A área onde o SPDA está instalado deve ser mantida livre de objetos, principalmente os que conduzem eletricidade, como antenas metálicas, varais, refletores ou hastes improvisadas. A presença desses itens pode desviar o caminho da descarga elétrica ou ser energizada durante um raio, gerando risco mesmo horas após a ocorrência.
5. Cabos colidindo
Os cabos de descida e os cabos de sustentação do SPDA devem ser instalados de forma segura e bem espaçados. Devido à ação do vento, má instalação ou falta de fixação os cabos podem se entrelaçar e todo o sistema pode se tornar instável e ineficiente.
6. Escada sem proteção de descida
A escada que dá acesso à cobertura ou à área técnica também deve ser pensada dentro da lógica de segurança do SPDA. Quando ela está oxidada, sem guarda-corpo ou sem isolação adequada, representa um risco não apenas físico, mas também elétrico. Especialmente se estiver em contato com componentes energizados do sistema. Certifique-se de que a escada está em conformidade com as exigências da NR-10 (segurança em instalações elétricas), garantindo isolamento, proteção contra choques e integridade estrutural.
7. SPDA sem projeto
![]()
Antigamente, a instalação de para-raios podia ser realizada por técnicos sem a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o que gerou uma grande quantidade de sistemas fora dos padrões atuais de segurança. Muitos prédios ainda operam com esses sistemas antigos, sem atualizações ou manutenções frequentes. Assim, caso o seu imóvel tenha um SPDA instalado há mais de 15 anos, e que não tenha passado uma manutenção regular, é de urgência que você solicite uma reestruturação desse sistema, para o comprometimento com as normas vigentes, assegurando a vida de pessoas e animais, além dos bens estruturais do seu imóvel.
Manter seu SPDA em perfeitas condições não é apenas uma exigência legal, é um comprometimento com a vida e integridade das pessoas que circulam o seu imóvel. A negligência com esse sistema pode transformar o seu condomínio em uma armadilha elétrica. Proteger é agir antes do problema acontecer.
E aí, identificou algum dos 7 erros no seu SPDA? Entre em contato com algum de nossos gerentes e faça um orçamento gratuito